quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Horta Terapia garante bons resultados no Hospital de Caridade de Crissiumal

O hospital saiu de um patamar de insuficiência para outra realidade, de abundância de hortaliças

   Não apenas a mente, o corpo também é beneficiado - Foto: Emater/RS-Ascar

Uma parceria entre a Emater e o Hospital de Caridade de Crissiumal tem gerado benefícios ao grupo que frequenta a Unidade de Saúde Mental. Esse grupo participa de uma atividade chamada Horta Terapia.

De acordo com a psicóloga Scheila Krüger, a Horta Terapia ajuda a desenvolver habilidades, motivando o grupo a buscar novos conhecimentos. A atividade, segundo Scheila, pode mudar o comportamento.

Não apenas a mente, o corpo também é beneficiado. As hortaliças e legumes produzidos na horta vão direto para a cozinha, onde são preparados e servidos aos pacientes do Caridade.

Conforme a nutricionista Josiane de Souza, responsável pela atividade de Horta Terapia, é visível o resultado do trabalho, que iniciou em maio deste ano. O hospital saiu de um patamar de insuficiência para outra realidade, de abundância de hortaliças. O cardápio, segundo ela, ficou mais saudável, saboroso e nutritivo.

As técnicas utilizadas pela Emater na horta do HCC evitam o uso de agrotóxicos. Inicialmente o extensionista da instituição, Sérgio Drumm, se preocupou em recuperar a fertilidade do solo, que deixava a desejar. A volta das minhocas é um bom sinal, de acordo com Drumm, pois indica que há vida no solo e, consequentemente, uma boa oferta de nutrientes para fortalecer as hortaliças.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar Regional de Ijuí
Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário