terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Incêndio atinge ministérios das Comunicações e Transportes

Fogo teria começado no subsolo do prédio, segundo Corpo de Bombeiros.
Chefe da brigada do prédio disse que local não tem alarme contra incêndio.
Fumaça negra sai das janelas do prédio Ministério das Comunicações e Transportes  (Foto: Jose Cruz/ABr)
   Fumaça negra sai das janelas do prédio que abriga os Ministérios das Comunicações e Transportes
   (Foto: Jose Cruz/ABr)

     Um princípio de incêndio atingiu o edifício onde funcionam os Ministérios das Comunicações e Transportes, em Brasília. Por volta das 17h10, fumaça preta podia ser vista saindo do quarto e quinto andares do prédio, que foi  esvaziado. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo estava no terceiro e quarto andares do prédio, mas funcionários disseram que o incêndio começou no subsolo e a fumaça se espalhou pela escada.

     O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, está viajando para o Rio de Janeiro, mas o ministro dos Transportes, Paulo Passos, estava no prédio na hora do incêndio. A assessoria disse que ele deixou o local sem problemas.

     Alguns funcionários deixaram o prédio com marcas de fuligem no rosto e com crise nervosa. Os bombeiros atenderam uma pessoa com uma crise nervosa. Alguns relataram que houve pequeno tumulto para sair pelas escadas. Os servidores deixaram o prédio e se concentraram no estacionamento do ministério. Os bombeiros entraram no prédio usando máscaras por causa da fumaça.

     O major do Corpo de Bombeiros, Mauro Sérgio de Oliveira, informou que o incêndio começou no subsolo do edifício em uma subestação de energia da CEB. Segundo ele, as causas ainda serão apuradas pelos peritos. Ainda não há previsão de liberação do prédio. Às 19h, os bombeiros informaram que o incêndio havia sido controlado.

     O chefe da Brigada de Incêndio dos Ministérios das Comunicações e Transportes, Wdirley Lopes, disse ao G1 que o prédio não possui alarme contra incêndio. Segundo ele, um processo de compra do equipamento já foi aberto. Lopes disse que o aviso para que o edifício fosse esvaziado foi feito boca a boca e não houve maiores transtornos.

     O primeiro chamado sobre o incêndio foi recebido pelo Centro de Operações Integradas (Ciade) às 17h14. Às 17h25, um carro de combate a incêndios e mais cinco carros de apoio estavam no prédio.

     Os bombeiros trabalhavam no combate ao fogo com ajuda de uma escada Magirus. Uma faixa foi interditada para facilitar o trabalho dos bombeiros. Os semáforos próximos ao ministérios estavam desligados o que atrapalhou o trânsito no Eixo Monumental.

Ministério do Esporte

     Em novembro do ano passado, um eletricista da Companhia Energética de Brasília (CEB) morreu após a explosão de um transformador de energia localizado no subsolo do Ministério do Esporte. Wilson de Pádua Pires, de 54 anos, fazia manutenção no equipamento, que pegou fogo e espalhou fumaça pelo recinto. O técnico teve trauma encefálico, queimaduras, sofreu uma parada cardíaca durante o resgate e não resistiu ao ser atendido no Hospital de Base.

Fonte: Fábio Amato e Káthia Mello | Do G1, em Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário