sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Prefeito de Crissiumal decreta moratória de contratos sob suspeitas



     O prefeito municipal de Crissiumal, Walter Luiz Heck, recebeu a imprensa local em uma entrevista coletiva ao meio dia de hoje, (22 de fevereiro), em seu gabinete na prefeitura municipal onde apresentou e especificou o decreto Nº 028/2013, que declara suspensos os pagamentos do passivo referente às dívidas ordinárias de contratos firmados pelo município e dá outra providencias.

     O decreto foi expedido pelo prefeito municipal considerando análise e a orientação do Controle Interno do Município a cerca de possíveis irregularidades em contratos de aquisição de bens e serviços, além de sindicância para apuração dessas irregularidades.

     Leva-se ainda em consideração a existência de inquérito junto a Polícia Civil para apurar diversas irregularidades envolvendo contratos, onde o município de Crissiumal é parte.
 
     Também é citado a consideração dos fatos noticiados pela Polícia Civil acerca da “Operação Patriota” e a noticia de denúncia apresentada pelo Ministério Público Estadual acerca dos mesmos fatos, que tratam de irregularidades em contratos envolvendo o município.

     A declaração de anormalidade do passivo nas finanças municipais, coloca sob suspeita 11 contratos de execução de obras e serviços entre a prefeitura e empresas vencedoras de licitações, alguns em estágio de execução e outros já concluídos, entre os quais estão os contratos de construção de módulos sanitários, construção do Frigorífico de peixes de Crissiumal, construção do prédio da Unidade Básica de Saúde, construção de calçamentos no município, entre outras obras.

     Essas irregularidades na sua grande maioria, decorre da suspeita de recebimento por parte das empresas de valores do município, sendo que ficam sob suspeitas a não execução e ou execução de maneira irregular no que se refere ao valores repassados.

     O montante sob suspeita envolvendo os 11 contratos é de cerca de 3 milhões e 600 mil reais.

     O decreto tem validade de 180 dias e também estipula a contratação de uma empresa técnica especializada em auditoria, através de licitação que irá apurar neste período todas as suspeitas de irregularidade, que se confirmadas serão repassadas a Policia Civil de Crissiumal.

     O edital de contratação da empresa responsável pela auditoria deverá ser lançado durante a semana que vem.

     Segundo o prefeito Walter Luiz Heck, a empresa contratada terá que dispor de profissionais habilitados e capacitados para investigar todos os contratos e obras, por isso esta deverá ter em seu quadro funcional profissionais das áreas jurídicas, administrativas e de engenharia entre outras necessárias para a apuração técnica dos serviços e contratos.

     Todas as obras que ainda estão em fase de execução ficam proibidas de prosseguimento a partir do lançamento do decreto, ou seja, hoje.

Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário