domingo, 24 de fevereiro de 2013

Com força máxima, Inter elimina o Grêmio da Taça Piratini

Time colorado derrotou os reservas do Tricolor por 2 a 1, no Estádio Centenário
   Forlán foi um dos destaques da vitória colorada
   Crédito: Fabiano do Amaral


     No primeiro Gre-Nal decisivo do ano, deu Inter. Numa reedição do primeiro clássico do ano, novamente os colorados, com força máxima, derrotaram os reservas do Tricolor. Até o placar foi o mesmo: 2 a 1, no Estádio Centenário, na tarde deste domingo, em Caxias do Sul. Só que, diferentemente do jogo anterior, desta vez valia classificação e o Inter passou às semifinais da Taça Piratini, enquanto o Grêmio está eliminado do primeiro turno do Gauchão. 

     Agora, o time colorado aguarda o vencedor do confronto entre Lajeadense e Esportivo, que se enfrentam logo mais na outra quarta de final da chave. Do outro lado, São Luiz e Caxias se enfrentarão por um lugar na decisão do turno. As semifinais serão no próximo fim de semana. 

Forlán desequilibra um primeiro tempo

     Diante de um adversário formado por reservas e com um esquema tático inédito até então, o 3-5-2, o Inter tratou de atacar desde o início do jogo, em Caxias. E por pouco não abriu o placar logo aos 6 minutos, quando Rodrigo Moledo, de puxeta, aproveitou uma rebatida e carimbou o travessão do goleiro Dida, batido no lance. 

     Marcado de perto por um carrapato chamado Matheus Biteco, D'Alessandro teve pouco espaço no início do confronto. Num dos raros que teve, acionou Leandro Damião na entrada da área. O camisa 9 pegou de primeira e exigiu defesa do goleiro gremista. A resposta tricolor foi quase imediata. No lance seguinte, Tony lançou Welliton, que cabeceou para fora estando quase na risca da pequena área. Foi a melhor chance do Grêmio na etapa inicial. O time vinha crescendo, até que chegou o tempo técnico, aos 23.

     A parada para hidratação fez bem aos colorados, que voltaram com tudo. Em boa jogada puxada por D'Alessandro na ponta esquerda resultou no toque para Forlán que dominou, preparou para o chute foi derrubado na área, justamente por Biteco, de boa partida até então. O próprio Forlán foi para cobrança e, num tiro forte e certeiro, acertou o canto de Dida, que chegou perto de defender. 

     Pouco depois, Fred, de atuação fraca até ali, recuperou a bola para D'Alessandro quase mandar na gaveta. O Grêmio tentou reagir na cobrança de falta de Alex Telles, aos 36, que Moledo afastou. No minuto final, Fred testou os reflexos de Dida em um chute no canto, que o camisa 1 segurou firme.

Grêmio cresce no segundo tempo

     Do vestiário, o Grêmio voltou com três mudanças: duas em campo, com Bertoglio e Willian José nas vagas de Bressan e Marcelo Moreno – no esquema tático, trocando o 3-5-2 pelo 4-4-2. Não deu certo. Com um minuto, Dida falhou na saída de bola e Biteco teve que tirar antes da chegada do ataque colorado, quando era só empurrar para o gol. Depois, a defesa seguiu tendo trabalho para afastar os constantes cruzamentos. Aos 12, porém, a zaga não conseguiu e viu Moledo se antecipar, no escanteio cobrado por Forlán, e aumentar a vantagem: 2 a 0.

     Estava cedo e o Centenário virou uma festa em vermelho e branco. Aos 15, os colorados já gritavam “olé” nas arquibancadas. Dentro de campo, o Inter brincou de desperdiçar contra-ataques, em especial com Leandro Damião. Ainda assim, a vitória quase se transformou em goleada aos 17, quando Fabrício disparou um torpedo de fora da área. Dida, desta vez seguro, defendeu sem maiores problemas. 

     Sem ter mais o que perder, o Grêmio foi para o tudo ou nada. Luxemburgo sacou Welliton e mandou Guilherme Biteco a campo. Logo depois, ele cobrou escanteio e Josimar cometeu pênalti em Douglas Grolli. Na cobrança, Willian José descontou para o Tricolor aos 22. 

     O gol deixou o Gre-Nal mais disputado. A qualidade ofensiva, porém, pesou a favor do Inter, que continuou levando mais perigo ao rival quando chegava à frente, como aos 31, quando Fred recebeu na área, cortou para dentro, só que tentou mais um drible antes de chutar, sem força. 

     No fim do jogo, contudo, a pressão foi gremista. Aos 42, Guilherme Biteco deixou dois marcadores na saudade, mas chutou em cima da zaga, já dentro da área. Logo depois, Bertoglio levantou na área, a bola passou por todo mundo e saiu raspando a trave de Muriel. Os sustos, entretanto, não mudaram o placar. Nem a eliminação do Grêmio, que só volta a jogar pelo Gauchão em março. 

Taça Piratini – Quartas de final

Inter 2

Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Ygor (Elton), Josimar, Fred e D’Alessandro; Diego Forlán (Vitor Junior) e Leandro Damião (Gilberto). Técnico: Dunga. 

Grêmio 1
Dida; Bressan (Bertoglio), Werley e Douglas Grolli; Tony, Adriano, Matheus Biteco, Marco Antônio e Alex Telles; Welliton (Guilherme Biteco) e Marcelo Moreno (Willian José). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Gols: Forlán (28/1º); Rodrigo Moledo (12/2º); Willian José (22/2º)
Cartão amarelo: Josimar, D’Alessandro; Adriano, Douglas Grolli
Local: Estádio Centenário.
Árbitro: 
Jean Pierre de Lima

Fonte: Tiago Medina / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário