quinta-feira, 30 de junho de 2011

Renato está fora do Grêmio


Após empate com Avaí no Olímpico Renato sai do Grêmio
Crédito: Fabiano do Amaral



     Após mais um empate no estádio Olímpico, o técnico Renato Portaluppi não é mais técnico do Grêmio, segundo a Rádio Guaíba. A decisão foi tomada depois de um discurso apaziguador ao lado do vice de futebol, Antonio Vicente Martins, em seguida a uma longa reunião.  A palavra dos dois comandantes do futebol tricolor foi diferente da adotada pelo presidente Paulo Odone, que deu o entender que demitiria o treinador nesta quinta. 

     No Twitter, o empresário do técnico, Gerson Oldenburg, não confirmava a informação até as 2h. Inicialmente, ele se limitou a postar: "Torcida do Grêmio é uma torcida inteligente". Em seguida, os textos ficaram mais incisivos e davam a entender que a saída de Renato não havia sido amigável. "Podem tirá-lo do cargo, mas a história dele ninguém nunca vai tirar". "A leitura do dia 1º de janeiro até hoje é uma só...e está bem guardada!!". 
     Renato assumiu o Grêmio em um momento delicado em agosto de 2010, já que a equipe lutava para se livrar da zona de rebaixamento do Brasileirão. Na estreia, perdeu para o Goiás por 2 a 0 no estádio Olímpico e foi eliminado da Copa Sul-Americana. Dias depois, venceu o mesmo time goiano por igual placar em Porto Alegre. 
     Renato comandou a reação do Tricolor no campeonato nacional.   Tirou a equipe das últimas colocações e a colocou na Copa Libertadores, com a vaga confirmada após a derrotada do Goiás para o Independiente, na final da Sul-Americana. 
     Em 2011, porém, Renato jamais teve o mesmo desempenho que encantou o torcedor no ano passado. Com uma campanha claudicante na primeira fase da Libertadores, assegurou a segunda posição em grupo fraco e chegou a ser goleado pelo Oriente Petrolero, na Bolívia. No Gauchão, conquistou o primeiro turno em uma partida sofrida diante do Caxias, no Olímpico, com um empate nos acréscimos e uma vitória nos pênaltis. 
     Mas o pior veio depois. O Grêmio foi eliminado da competição sul-americana pela Universidad Católica com duas derrotas e perdeu o título estadual para o Inter, nos pênaltis, em pleno estádio Olímpico, em um jogo em que entrou em campo podendo levar 1 a 0 e 2 a 1 para ficar com a taça. 
     A tábua de salvação de Renato era o Brasileirão, mas a campanha fraca não permitiu. Apenas duas vitórias, contra Atlético-PR e Bahia; uma sucessão de empates entro de casa – Vasco e Avaí; e derrotas fora – São Paulo e Botafogo – encerraram o ciclo do treinador no comando do Grêmio. 

Fonte: Rádio Guaíba e Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário