terça-feira, 21 de junho de 2011

Acidente aéreo na Rússia foi erro do piloto, diz vice-primeiro-ministro

Destroços do avião são vistos na manhã desta terça-feira (21) (Foto: AP)
Destroços do avião são vistos na manhã desta terça-feira (21) (Foto: AP)
     A mais provável causa do acidente aéreo que matou ao menos 44 pessoas no noroeste da Rússia foi erro do piloto, disse nesta terça-feira o vice-primeiro-ministro russo, Sergei Ivanov, segundo a agência de notícias Reuters.
     "Dos dados externos iniciais, o erro do piloto está claro - em más condições climáticas ele desviou para a direita da pista, e com neblina ele procurou visualmente pela pista até o último minuto", disse Ivanov em visita à França. Ivanov supervisiona a indústria aérea da Rússia e disse que a queda durante a tentativa de pouso com pouca visibilidade lembrou o acidente que matou o presidente polonês Lech Kaczynski na Rússia, em abril de 2010.

O acidente

     O avião Tupolev-134 levava 43 passageiros e nove tripulantes ao se chocar ao chão tentando pousar em uma estrada a 15km do aeroporto Besovets, fora da cidade de Petrozavodsk. Oito pessoas ficaram gravemente feridas e estão internadas. As primeiras informações falavam de 40 mortos.

     O avião saiu de curso enquanto chegava à terra. Controladores pediram ao piloto para refazer a rota, mas ele bateu em uma linha de força, apagando brevemente as luzes da pista, informou a agência Itar Tass, citando oficiais de emergência locais.
     O avião raspou na copa de árvores e bateu em uma estrada perto do aeroporto, se partindo em pedaços. Fotos e imagens de vídeo mostraram chamas vindo dos destroços e as rodas do avião de cabeça para baixo à beira da estrada.
     O avião atingiu um carro na estrada, arrastando-o sob a fuselagem, Itar-Tass.  Não ficou claro quantas pessoas estavam no carro.
     Segundo a Itar Tass, o avião pertence à empresa aérea Rusaero. A aeronave, operada pela companhia aérea privada RusAir, havia decolado do aeroporto Domodedovo, em Moscou. A companhia é especializada em voos fretados e não estava imediatamente disponível para comentar o caso. O Tupolev-134 é um avião soviético e não havia informações sobre o ano em que o aparelho foi produzido. As caixas-pretas da aeronave foram recuperadas.
     A maioria dos passageiros era russa, mas um sueco também estava a bordo da aeronave, segundo a agência de notícias Interfax.

Tupolev

     O presidente russo, Dmitry Medvedev, que trocou o seu Tupolev por um jato executivo de fabricação francesa, criticou em abril as falhas nos aviões fabricados na Rússia e a segurança precária no país.
     Em abril do ano passado, o avião oficial Tupolev 154 do então presidente polonês, Lech Kaczynski, caiu perto do aeroporto Smolensk, no oeste da Rússia, matando 96 pessoas, incluindo Kaczynski, sua mulher e um grande número de autoridades do governo da Polônia.
     A queda aconteceu na véspera da feira Paris Air Show, na França, da qual o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, deverá participar.


Fonte: Do G1, com informações da Reuters, AP e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário