segunda-feira, 27 de junho de 2011

Grêmio volta a jogar mal e perde para o Botafogo por 2 a 1


Grêmio volta a jogar mal e perde para o Botafogo por 2 a 1
Crédito: Ide Gomes / AE

     O Grêmio segue a sina de não vencer no Rio de Janeiro. Neste domingo, jogando no estádio Engenhão, o time de Renato Portaluppi voltou a jogar mal e perdeu por 2 a 1 para o Botafogo, em jogo válido pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Marcelo Mattos e Elkson, aos 25 e aos 36 minutos do segundo tempo. O Tricolor ainda conseguiu diminuir a diferença com Rafael Marques aos 43 minutos. A etapa complementar se estendeu tanto por causa de uma queda de energia elétrica que deixou o Engenhão às escuras durante cerca de 20 minutos.


Grêmio inoperante no 3-6-1

     O Grêmio entrou em campo disposto a não perder no Engenhão. O 3-6-1 proposto por Renato com Lins sozinho no ataque e Marquinhos no meio-campo ao lado de Douglas se mostrou inoperante já nos primeiros minutos de jogo. Até os 10, o Tricolor não tinha conseguido passar da linha do meio-campo, dando grande espaço para o time de Caio Junior chegar livre na área de Marcelo Grohe.
     Aos cinco minutos, o Botafogo quase abriu o placar do jogo com Marcelo Mattos, que soltou uma bomba no canto direito do goleiro gremista. O arqueiro saltou e fez grande defesa. Aos 20, o ex-gremista Herrera perdeu grande chance de anotar o seu após cabeceio em cima do goleiro. O atacante estava sob a marcação de Mário Fernandes, que não subiu para impedir a finalização.

Saída de Marquinhos muda o Grêmio

     Aos 22, enquanto o Grêmio era pressionado pelo Botafogo, o meia Marquinhos sentiu dores musculares e pediu para ser substituído. Em seu lugar, Renato colocou o jovem atacante Roberson. A mudança, principalmente pela alteração do esquema, mudou o cenário da partida. O Grêmio passou a chegar com mais facilidade ao ataque e só não abiu o placar no jogo porque o goleiro Renan fez defesa inspirada aos 30 minutos, após finalização do volante Fernando. Aos 31, Lúcio quase marcou de voleio depois de cruzamento de Gabriel pela direita. A bola parou nos pés de Marcelo Mattos.

Grêmio com chances na segunda etapa

     Sem mudanças depois do intervalo, Botafogo e Grêmio voltaram para o segundo tempo dispostos a sair do zero a zero. Aos 15 minutos, o Tricolor quase abriu o placar com Lins, após belo passe de Douglas. O atacante tentou se livrar da marcação de Márcio Azevedo, mas chutou à esquerda do gol de Renan. Três minutos mais tarde, Lins desperdiçou nova chance de abrir o placar do jogo. Ele recebeu contra-ataque de Gabriel, entrou livre na área e bateu no canto esquerdo do goleiro do Botafogo, que pulou bonito para fazer grande defesa.
     Aos 22, Lúcio cobrou falta de longe para a área, mas bola foi direto no gol e obrigou Renan a espalmar para escanteio. A pressão imposta pelo Grêmio obrigou Caio Junior a alterar seu time, Cidinho entrou no lugar de Maicosuel e Caio na vaga de Éverton. A torcida não gostou da saída de Maicosuel e reclamou muito.
     Apesar da insatisfação da torcida, o jovem Cidinho entrou muito bem na partida. Depois de arrancar para um contra-ataque, foi parado por Fernando com falta. O volante gremista já tinha cartão amarelo no jogo e acabou expulso da partida. Abatido pela falta de seu jogador, o Grêmio se desorganizou da defesa e levou o gol aos 25.
     A jogada que abriu o placar no Engenhão partiu de Elkeson. Em grande jogada, o meia ameaçou o cruzamento, fintou a marcação e chutou forte na direção da área. Marcelo Mattos mete a cabeça na bola e estufa a rede do Grêmio.

Jogo parado por falta de energia elétrica

     Quando a partida se encaminhava para a reta final, faltou energia no estádio Engenhão e o jogo precisou ser interrompido. Durante cerca de 20 minutos, jogadores, torcedores e comissões técnicas ficaram parados esperando a partida ser retomada. Após o apagão, o Botafogo ainda teve força para ampliar o placar com Elkeson, que entrou livre na área para finalizar de cabeça após belo cruzamento de Caio.
     Quando o placar da partida parecia fechado, o Grêmio descontou com Rafael Marques aos 63 minutos de jogo (43 minutos no tempo corrigido). A jogada começou com cruzamento de longe de Douglas, Rafael Marques desviou de cabeça e Renan defendeu espalmando para a frente, mas a bola volta nas pernas do zagueiro tricolor e vai para o fundo da rede.
     Na próxima partida, o Grêmio encara o Avaí, quarta, às 19h30min, no estádio Olímpico.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário