sexta-feira, 21 de setembro de 2018

CNPG debate atuação do MP na construção do Plano Nacional de Segurança Pública


Reunião ordinária do CNPG aconteceu nesta quinta-feira em Belo Horizonte.
   Reunião ordinária do CNPG aconteceu nesta quinta-feira em Belo Horizonte.

O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) realizou nesta quinta-feira, 20 de setembro, sua reunião ordinária em Belo Horizonte. A reunião deste mês foi realizada dentro da programação da Semana do Ministério Público de Minas Gerais 2018, que tem como tema os 30 anos da Constituição Cidadã. Durante o encontro, o PGJ do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, fez um relato sobre sua participação, como representante do CNPG, no Conselho Nacional de Segurança Pública. Destacou que a proposta de um Plano Decenal, já apresentada pelo ministro Raul Jungmann, terá a participação do Ministério Público, contemplando as prioridades e metas de atuação.

Conforme destacou Dallazen, o Plano Decenal foi encaminhado aos PGJs e coordenadores de Centros de Apoio Operacional Criminal dos estados para coleta de sugestões que possam contribuir para a sistematização das ações de segurança pública no âmbito dos Municípios, Estados e União. Acrescentou, ainda, que esta atuação é de grande importância para a efetividade do plano, tendo em vista que a maior parte da matéria criminal é tratada em âmbito estadual. "Dos 26 tratados expostos na Política Nacional doe Segurança Pública, 16 são de atribuição direta dos MPs Estaduais, daí a imensa contribuição que o CNPG tem a oferecer", reiterou.

Ainda durante a reunião, a presidente do Grupo Nacional de Direito Humanos (GNDH), Ediene Santos Lousado, apresentou enunciados que foram aprovados e, também, uma moção de repúdio contra o Projeto de Lei nº 6.299/2002, conhecida como a PL do Veneno.

O colegiado aprovou também o envio à Câmara dos Deputados e à Presidência da República de um estudo sobre a Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8429/1992), cuja alteração está sendo debatida no Congresso Nacional. De acordo com o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Gianpaolo Smanio, responsável pela elaboração do documento, o CNPG vai acompanhar a tramitação do projeto no Legislativo, de forma a contribuir com o debate.

   Fabiano Dallazen falou sobre sua participação no Conselho Nacional de Segurança Pública


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário