sábado, 29 de setembro de 2018

Tsunami deixa ao menos 384 mortos na Indonésia

Palu, capital da província de Celebes Central, foi o local mais afetado

Catástrofe deixou mais de 1 mil edifícios destruídos ou danificados | Foto: BNPB HANDOUT / EFE / CP
   Catástrofe deixou mais de 1 mil edifícios destruídos ou danificados | Foto: BNPB HANDOUT / EFE / CP

As autoridades da Indonésia informaram neste sábado que subiu para 384 o número de mortos pela série de terremotos e o tsunami que atingiram nessa sexta a ilha de Celebes, onde também foi deixada uma extensa destruição. O porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio), Sutopo Purwo Nugroho, disse durante entrevista coletiva, na capital Jacarta, que segundo os dados provisórios, 540 pessoas ficaram feridas e 29 estão desaparecidas.

Sutopo afirmou que o número de mortos vem apenas de Palu, a capital da província de Celebes Central e local mais afetado, pois, como a região está praticamente incomunicável, ainda não receberam relatórios de Donggala. Os hospitais de Palu que relataram mais mortes para a BNPB são o Bhayangkara, com 161, e o Undata Mamboro Palu, com 141.

Além disso, a catástrofe deixou mais de 1 mil edifícios destruídos ou danificados. O porta-voz disse que neste momento, a principal missão é restabelecer os serviços de energia elétrica e telecomunicação. Ele afirmou que técnicos de telecomunicações e transporte aéreo chegaram hoje ao aeroporto de Palu e que já começaram o reparo de algumas das instalações elétricas danificadas. O local, que opera voos nacionais, permanece fechado desde ontem após ter sofrido danos por conta do terremoto, que também afetou pontes, hospitais e portos. No entanto, o porta-voz afirmou que estão abertos os aeroportos de Poso, Toli-Toli, Luwuk Bangai e Mamuju, todos na mesma região.

A BNPB confirmou a formação do tsunami depois que vários vídeos foram divulgados nas redes sociais como na cidade de Palu, que foi atingida com força pelas ondas. Inicialmente, as autoridades emitiram um alerta de tsunami após o terremoto de 7,5 graus, para alertar sobre as ondas entre meio metro e máximo de 3 metros na região. O terremoto de ontem esteve precedido três horas antes por outro de 6,1 graus de magnitude, que causou a morte de uma pessoa e dez feridos, assim como o desmoronamento de várias casas.


EFE
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário