sexta-feira, 23 de março de 2018

Passo Fundo: Município participa de estudo de eficácia de larvicida contra Aedes aegipty


   Créditos: Reprodução/Internet

Passo Fundo faz parte dos 143 municípios brasileiros selecionados para participar do estudo que vai verificar a eficácia dos larvicidas utilizados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e febre chicungunya. Para isso serão instaladas 150 ovitrampas, que são as armadilhas para coleta de ovos dos mosquitos.

Estas armadilhas serão espalhadas por todos os bairros da cidade e, após coletados os ovos, serão encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz, que irá realizar a análise. Este teste é realizado a cada cinco anos com o objetivo de verificar a necessidade de rotatividade dos larvicidas.

Dentre as 143 cidades brasileiras selecionadas para realizar o estudo, todas foram escolhidas em função da posição geográfica. Com isso, as armadilhas serão instaladas em residências, onde irão permanecer por sete dias. Os moradores que receberem as armadilhas em suas casas assinam um  termo de consentimento para instalação e se comprometem em cuidar delas até a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde retirá-las. 

Esse trabalho é considerado muito importante pela equipe do setor de vigilância do município, pois  servirá para análise da eficácia do controle do Aedes aegypti.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário