segunda-feira, 26 de março de 2018

Crissiumal: Escola Rocha Pombo adere a Campanha AME Julinha

Veja como colaborar


A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo tem como um de seus objetivos propiciar formas para que a comunidade escolar compreenda a sua importância no meio social, através da promoção de ações que desenvolvam as atitudes de respeito, responsabilidade e cooperação com o mundo que nos cerca, oportunizando assim a prática da cidadania a partir da compreensão da realidade e contribuição com a sua transformação, além de estimular nos educandos a participação e a atuação solidária junto à comunidade, motivando um dos mais lindos gestos do ser humano: a doação.

A escola, juntamente com o Grêmio Estudantil da mesma, mais uma vez está comprometida com as questões que envolvem a comunidade em geral e colabora de maneira efetiva na campanha AME Julinha, onde recebeu nessa segunda-feira dia 26/03, os familiares da bebezinha que vieram falar sobre a importância do ato de doar e consequentemente de salvar vidas.

Em um momento de grande emoção a tia da pequena Julinha, Cristhieli Evelin Wagner, acompanhada de seus familiares, relatou aos alunos, professores e funcionários da escola a situação pela qual estão passando: de angústia, apreensão, sofrimento...mas principalmente de esperança, pois está em andamento a “Campanha AME Julinha” e com ela a perspectiva de arrecadar os valores necessários para adquirir a vacina “Spinraza” que custa R$ 300.000,00 uma dose e que pode interromper a progressão da doença e permitir algum desenvolvimento motor a pequena paciente.

A história de Julinha e seu exemplo:

A bebê Julia Gabriela foi diagnosticada com AME – Atrofia Muscular Espinhal Tipo 1 aos 10 meses de vida, sendo que dois meses antes foi levada à Três Passos às pressas e dias depois a transferência  à Santa Maria na UTI, depois de muitos exames descobriu-se que a síndrome que a Julinha têm consiste em uma doença neuromuscular, genética, de caráter autossômico recessivo, que se caracteriza pela atrofia e fraqueza muscular progressiva, com perda progressiva de funções essenciais e que evolui para óbito rapidamente. Decorre de uma mutação nos genes de sobrevida dos neurônios motores, situados nos cromossomos 5q13. As formas clínicas das AMEs são classificadas de acordo com o início dos sintomas e do grau de desenvolvimento motor do indivíduo acometido, sendo que a síndrome de Werding-Hoffmann (AME do tipo I) é a forma mais severa. 

Nesta desordem, a criança não apresenta a habilidade de sentar sem apoio, pois o controle da coluna cervical encontra-se comprometido. A tosse e o choro são fracos e, antes do primeiro ano de vida, esta criança pode perder a habilidade de deglutir e de se alimentar, o que pode resultar em desnutrição. Todavia, o que costuma levar à morte são as complicações respiratórias pela disfunção bulbar. De acordo com pesquisadores, os únicos músculos que são poupados do processo de atrofia são o diafragma, os músculos oculares e os músculos das extremidades. Não existe cura para esta síndrome. O tratamento é multidisciplinar, envolvendo suporte ventilatório, fisioterápico, nutricional, pedagógico, dentre outros, por isso a importância de todos doarem.

Ajudem a pequena Julinha e seus familiares a conseguir as doses da vacina que ela necessita. Fazer uma Doação é o mesmo que uma Oração.


Fonte: Escola Rocha Pombo
Postado: Leila Ruver
Guia Crissiumal

Nenhum comentário:

Postar um comentário