segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Ação ambiental com mais de 100 voluntários retira toneladas de lixo do rio Uruguai



   Parte do lixo recolhido, em Barra do Turvo, interior de Esperança do Sul

Uma ação ambiental, visando proteger um dos mananciais mais importantes do Estado, foi desencadeada neste domingo (1º), com a participação de cerca de 100 voluntários e 50 embarcações.

Um grande trecho do rio Uruguai, entre o Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, e o Porto Soberbo, em Tiradentes do Sul, passando pelas margens do rio em Esperança do Sul, recebeu uma operação conjunta para recolhimento de lixo e demais resíduos que prejudicam a natureza.

Pneus, garrafas pet, latas, plásticos entre outros materiais diversos, acabaram sendo recolhidos, somando toneladas de resíduos que foram transportados por caminhões-caçamba das prefeituras de Esperança e de Tiradentes do Sul.

No grupo de voluntários, moradores de diversas cidades da região, como Derrubadas, Tenente Portela, Três Passos, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Crissiumal.

Diversas entidades apoiaram a iniciativa, que foi coordenada pela Associação Ambiental Amigos do Rio Uruguai: Comando Ambiental da Brigada Militar de Três Passos (Patram); administrações municipais de Esperança do Sul, Tiradentes do Sul e Três Passos; Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Sema e Parque Estadual do Turvo; UERGS – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul; Colônia de Pescadores Z18, de Ijuí; Ministério Público, Consepro Três Passos e Grupo Costeiros do Yucumã.

Durante a ação ambiental foram distribuídas centenas de mudas de árvores nativas. Já a soltura de alevinos no rio Uruguai, que estava prevista, acabou não acontecendo, em função na não autorização por parte da Sema.

A ideia do grupo, de acordo com Antonio Granich (Cuca), um dos organizadores da ação, é desenvolver esta atividade anualmente, mas buscar a mobilização de outros municípios, abrangendo um trecho ainda maior do rio Uruguai.









Fonte/Fotos: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário