sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Fifa reconhece Grêmio, Flamengo e Santos como campeões mundiais

Conselho se reuniu nesta sexta-feira para analisar tema

Fifa reconhece Grêmio, Flamengo e Santos como campeões mundiais  | Foto: José Doval / CP Memória
   Fifa reconhece Grêmio, Flamengo e Santos como campeões mundiais | Foto: José Doval / CP Memória

A Fifa reconheceu, na manhã desta sexta-feira, como campeões mundiais os clubes que venceram a antiga Copa Intercontinental, torneio disputado entre 1960 e 2004 e que opunha os campeões europeu e sul-americano. A decisão foi tomada em reunião do Conselho da entidade em Calcutá, na Índia. Dessa forma, Grêmio, Flamengo, Santos e São Paulo tiveram títulos reconhecidos, segundo site UOL. 

Os títulos reconhecidos são os seguintes: Santos, em 1962 e 1963; o Flamengo, em 1981; o Grêmio, em 1983; e o São Paulo, em 1992 e 1993. A Copa Rio, vencida por Palmeiras (1951) e Fluminense (1952) e defendida pelos clubes como títulos mundiais, não foi discutida na reunião.

De acordo com a ESPN, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez comemorou a decisão da Fifa em seu Twitter, reproduzindo carta enviada ao dirigente máximo da Fifa, Gianni Infantino, em junho deste ano, pedindo o reconhecimento dos títulos. 

Anteriormente, a Fifa reconhecia apenas os títulos mundiais de vencedores a partir de 2000, o que incluía o Inter, campeão em 2006. O ano de 2000, que teve o primeiro torneio, agora passou a ter dois campeões, o Corinthians (dono da taça do Mundial da Fifa) e o Boca Juniors (vencedor da Copa Intercontinental).


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário