quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Vento ultrapassou 80 km/h em Santo Augusto

Defesa Civil informou que não houve danos em residências, apenas queda de árvores e placas!


Em menos de uma semana, Santo Augusto foi atingido por dois temporais. O último foi na madrugada desta quinta-feira, 19, quando por volta das 04h20min rajadas de vento chegaram a 81,7 km/h, de acordo com dados da Estação Automática do Inmet. 

Apesar da força do vento, ele não causou destruições, diferente do temporal de quinta-feira passada, quando em torno de 25 casas foram danificadas no município. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Antônio Stival, dessa vez não houve danos na área urbana. No interior, há relatos de queda de árvores na comunidade de Bela Vista e também na ERS-571, entre Santo Augusto e Chiapetta, e na ERS-155, trecho que liga Santo Augusto a Ijuí. Além disso, algumas placas foram arrancadas no trevo de acesso a Santo Augusto. 

O 3º Pelotão Rodoviário da Brigada Militar informou que o trânsito chegou a ser bloqueado no Km 59 da ERS 155, porém, ainda na madrugada foi liberado. O acumulado de chuva foi de 25 milímetros! 
 
Devido ao temporal, vários pontos da cidade estão sem energia elétrica, motivo de a Rádio Querência estar fora do ar. A RGE- concessionária responsável pela energia elétrica informou que há previsão para retorno é às 14 horas. 

Danos pelo Estado 

Diversas cidades gaúchas foram afetadas pelos temporais e ventania durante a noite de ontem e madrugada de hoje no Rio Grande do Sul. Os ventos passaram dos 100 km/h em Santiago, Dom Pedrito, Tupanciretã, Cruz Alta e Soledade. 

Em Cruz Alta, o vento chegou a 133km/h, mais de 10 escolas foram destelhadas, além de galpões e casas que também tiveram problemas nos telhados. De acordo com os Bombeiros, a Estação Rodoviária está com problemas e o Presídio também foi destelhado. 

Outras cidades afetadas são: Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, onde uma casa foi incendiada após ser atingida por um raio, conforme informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros. 
 
Em Santa Maria, na Região Central do estado, foi registrado um número ainda não determinado de destelhamento de casas, além da queda de árvores e postes. 
Em Panambi, moradores relatam estragos em casas, falta de energia elétrica e árvores caídas.
 
Em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, o Corpo de Bombeiros relatou queda de granizo durante a noite, com estragos. 
 
Durante a madrugada as rajadas de vento destelharam seis casas e interromperam o fornecimento de energia elétrica em Alegrete, também na Fronteira Oeste, conforme a Defesa Civil. 

Em São Francisco de Assis, na mesma região, o granizo destelhou casas na localidade rural de Rincão das luzes, mas as equipes de emergência ainda levantavam o tamanho dos estragos. 
 
A cidade de Santo Ângelo que há poucos dias foi atingida por queda de granizos voltou a sentir a intempérie. Fortes ventos atingiram a cidade provocando a queda de árvores em vários pontos do município, entre eles, o Centro Histórico, em frente à Catedral Angelopolitana. No local, árvores frondosas acabaram derrubadas pela força dos ventos, atingindo alguns monumentos. 

Ijuí, Augusto Pestana e Catuípe também tiveram danos. 

Previsão do Tempo 
 
A chuva que atinge o RS deverá ganhar força nesta quinta-feira. Segundo a Somar Meteorologia, diferentes regiões estão sob risco de alagamentos, deslizamentos, ventania e trovoadas. No Sul, a chuva será menos intensa. As regiões com maior risco de transtornos vão do Centro ao Norte. Não há registro de vítimas pelo mau tempo. 


Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário