sábado, 21 de outubro de 2017

Santo Augusto tem quase 300 focos do Aedes aegypti

Atenção para a água parada! Três bairros concentram maior parte dos casos.


A primavera está sendo marcada por muita chuva e calor, condições que aceleram a reprodução do mosquito Aedes Aegypti – vetor do vírus da Dengue, Zika e Febre Chikungunya. Nesse sentido, é importante que a comunidade santo-augustense fique em alerta, pois os números não são animadores. 

De acordo com o Coordenador Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde, Edemar da Silva Dorneles, o índice de infestação está em 2,2%, número acima do tolerável pelo Ministério da Saúde, que é 1%. O número é resultado do Levantamento Rápido do Índice de Infestação – LIRA, realizado no início desta semana em todo o município, e mostra que Santo Augusto está em risco para uma epidemia, visto que, de oito amostras coletadas, cinco deram positivas para o mosquito. 

Outro levantamento, que apura a situação de cada bairro, também é preocupante. O coordenador informou que, atualmente, existem 259 focos, sendo que os bairros com maior índice são: Santo Antônio (38 focos), São João (36 focos) e Centro (28 focos). 

Para que esses números diminuam e não representem preocupação é imprescindível que a comunidade se conscientize e evite água parada. Agentes de saúde e os agentes epidemiológicos estão diariamente nas ruas, vistoriando residências e estabelecimentos, portanto, fique atento às orientações.                       

Lembrando que, caixas de água, calhas, plantas de folhas largas e cálice profundo, pequenos recipientes – tampinha de garrafa, brinquedos, vasos de flor, entre outros, são criadouros do mosquito.                                                                                                                                         
Em relação às flores, outro local que merece atenção é o cemitério, lá a equipe da secretaria faz monitoramento a cada 15 dias, mesmo assim, as famílias devem colaborar no combate ao mosquito, finaliza Edemar. 

Larvas do mosquito encontradas em Santo Augusto. (Foto: Lisete Veiga)


Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário