domingo, 27 de julho de 2014

São Vicente do Sul: Aprovada em concurso público da Câmara de Vereadores espera nomeação há 10 anos



A Câmara de Vereadores de São Vicente do Sul promove neste final de semana, concurso público para provimento de vagas no Poder Legislativo. Uma das vagas é para o cargo de Secretário Legislativo. A notícia é amarga para a vicentense Cleide Huber Salvador que em 2004 foi aprovada para este mesmo cargo, em 2º lugar, e até hoje não foi nomeada. O caso já está na justiça.

Cleide e o marido Thiago estiveram em Santiago durante a semana, especialmente para expor o drama que enfrentam desde a aprovação no concurso.


De acordo com Cleide, o candidato que ficou em 1º lugar assumiu a vaga, porém, pouco tempo depois, pediu exoneração do cargo. Pelo procedimento padrão, ela seria chamada para assumir. Isso não aconteceu. Uma outra pessoa assumiu e ficou no cargo até 2013 quando foi exonerada. Esta pessoa teria ficado com nota inferior a de Cleide, mas teve uma nota maior homologada. A Câmara de Vereadores foi, inclusive, apontada em auditoria do Tribunal de Contas do Estado pela nomeação irregular, mas a servidora seguiu no cargo. O auditoria e o apontamento ocorreram quando o concurso ainda estava valendo.
  
Claramente, no relatório do Tribunal de Contas, consta a informação de que a candidata que assumiu a vaga obteve 32 pontos na prova do concurso público, nota inferir a de Cleide Huber Salvador que obteve 58 pontos. A vaga é dela, por direito, merecimento e classificação oficial.

A última esperança de Cleide foi expor o caso na imprensa, por isso o Blog Rafael Nemitz foi procurado. A justiça, lamentavelmente, é lenta e deixou Cleide sem esperanças.

Os vereadores vicentenses foram eleitos pelo povo e para o povo, porém já se passaram 10 anos e nenhum vereador deu sequer uma resposta a esta cidadã, um SIM ou um NÃO. Cleide e o marido seguem lutando por justiça, mas já estão cansados. A esperança diminui a cada dia. E agora, com este novo concurso, o sentimento de impunidade aumenta.

O caso é grave e terá consequências também neste novo concurso, já que a situação se arrasta desde 2004 sem solução. Um segundo processo foi ajuizado nesta semana.

O Blog Rafael Nemitz não conseguiu contato com Câmara de Vereadores de São Vicente do Sul, mas tentará novamente uma posição oficial na segunda-feira. O assunto será destaque também no jornalismo da rádio Verdes Pampas FM durante a semana.

Fonte: Blog do Rafael Nemitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário