quinta-feira, 31 de julho de 2014

Argentina não faz acordo com "fundos abutres" e dá calote

Governo da presidente Cristina Kirchner não aceitou termos propostos pelos credores

   Ministro da Economia disse que fundos especulativos recusaram oferta do país
   Crédito: Stan Honda / AFP / CP

A Argentina não chegou a um acordo com os chamados “fundos abutres”, na reunião dessa quarta-feira em Nova Iorque, e entrará em default, ou seja, dará calote em sua dívida, renegociada em 2001 e 2005, informou o advogado Daniel Pollack, encarregado de intermediar as conversas entre as partes. Isso significa que o governo da presidente Cristina Kirchner não aceitou os termos propostos pelos holdouts (fundos que não aderiram às reestruturações da dívida).

“Infelizmente, nenhum acordo foi alcançado e a República da Argentina está iminentemente em default (calote)”, afirmou Pollack em comunicado. Sem o pagamento a esses fundos, o juiz Thomas Griesa, da Corte de Nova Iorque, que arbitrou a disputa, não vai liberar o dinheiro depositado para pagamento de parcela dos vencimentos dos credores que aceitaram a renegociação. Eles deveriam ser pagos até o fim do dia de ontem para que não se configurasse calote técnico.

O ministro da Economia da Argentina, Axel Kicillof, disse que os fundos especulativos recusaram a oferta do país que lhes garantiria lucro de 300%. “Os fundos querem mais e agora”, afirmou. Uma sentença da Justiça norte-americana que determina o pagamento aos holdouts bloqueou a parcela da dívida já renegociada com os demais credores.

Segundo o ministro, os fundos também não quiseram aceitar um adiamento de 90 dias pedido pelo governo argentino. Kicillof reiterou que o país não pode oferecer uma oferta diferente da dos outros credores por determinação do contrato de renegociação da dívida. “Se oferecemos mais aos abutres, todo o resto pode reclamar o mesmo”, justificou o ministro. Kicillof repetiu ainda que o país não considera que está em calote técnico. “Se fosse um default, o dinheiro não estaria depositado”, disse, usando um argumento já utilizado pela presidente Cristina Kirchner.

Antes mesmo do anúncio do resultado da reunião, a agência de risco Standard&Poor’s rebaixou a nota de risco do país e considerou que a Argentina já estava em calote. A nota influencia no custo dos empréstimos que o país fará no mercado, ou seja, com a redução, tende a ficar mais caro para o país pedir empréstimos. Kicillof desqualificou a decisão da agência: “Quem crê nas agências de crédito hoje em dia?”.


Fonte: ESTADÃO conteúdo
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário