segunda-feira, 28 de julho de 2014

Com gol no último minuto, Grêmio perde para o Coritiba na Arena

Alex, aos 49 do segundo tempo, garantiu a vitória de 3 a 2 do Coxa

   Alex no último lance do jogo garantiu a vitória do Coritiba
   Crédito: André Ávila

O Grêmio decepcionou a torcida e foi derrotado pelo Coritiba por 3 a 2 na Arena no começo da noite deste domingo. Alex, aos 49 do segundo tempo, fez o gol que garantiu a segunda vitória do Coxa em 12 jogos do Brasileirão. Barcos marcou os gols gremistas enquanto Zé Love anotou os outros dois do time paranaense.

Com o resultado, o Grêmio perde a chance de encostar no G4 e fica parado nos 19 pontos, na décima colocação. O Coritiba vai a 10 e deixa a vice-lanterna da competição. O Tricolor volta a campo no próximo sábado para enfrentar o Vitória, às 21h, em Salvador. Já o Coxa recebe o Corinthians no Couto Pereira no domingo, às 16h.

Coritiba pressiona no primeiro tempo

A atuação do Grêmio deixou a desejar na primeira etapa. Depois de ir para cima nos primeiros 15 minutos, o Tricolor parou e viu o adversário ter as melhores chances na Arena e acertar a trave em duas oportunidades. O Grêmio tomou a iniciativa da partida e logo aos 5 minutos obrigou o goleiro Vanderlei a fazer uma grande defesa. Após escanteio cobrado por Luan, Riveros raspou a bola no primeiro pau e a bola só não entrou pelo ótimo reflexo do camisa 1 do Coxa. O Tricolor chegou dois minutos novamente em cabeçada, desta vez com Fernandinho, mas a defesa coxa-branca afastou.

Após o bom início, o Grêmio parou. A partir dos 15 minutos, o Coritiba começou a ter a bola e a levar perigo em chutes de fora da área. Primeiro Robinho e depois Germano arriscaram, mas mandaram para fora. A primeira grande oportunidade do Coxa veio aos 22 minutos quando o meia Alex recebeu e soltou a bomba acertando o travessão de Marcelo Grohe.

O Tricolor seguiu sem conseguir furar o bloqueio do Coritiba e em uma falha defensiva por pouco não terminou o primeiro tempo atrás no marcador. Aos 44, a zaga gremista foi desarmada e o passe de Alex encontrou Robinho, que livrou da marcação e bateu para grande defesa de Grohe. No rebote, o atacante finalizou de esquerda e acertou a trave. O apito final do primeiro tempo veio acompanhado de vaias da torcida tricolor na Arena.

Barcos desencanta, mas gols são insuficientes

O técnico Enderson Moreira não gostou da atuação gremista na primeira etapa e fez duas mudanças no intervalo. Matías Rodriguez e Rodriguinho entraram nos lugares de Saimon e Ramiro. Com isso, Pará foi deslocado para a lateral esquerda.

A formação ofensiva deixou o Grêmio também mais exposto ofensivamente. O espaço foi aproveitado pelo Coritiba logo aos 4 minutos. Zé Love recebeu lançamento às costas da defesa gremista que estava mal posicionada, driblou Marcelo Grohe e mandou para o fundo das redes, 1 a 0.

O gol do Coxa fez a torcida gremista perder de vez a paciência na Arena. A principal vítima foi o centroavante Barcos, que passou a ser vaiado quando tocava na bola. E foi exatamente com o criticado camisa 9 que o Grêmio chegou ao empate aos 12 minutos. Após cruzamento de Fernandinho, o argentino acertou um belo chute de esquerda e mandou uma bomba sem chances para Vanderlei para igualar o placar, 1 a 1.

E não demorou muito para o Grêmio chegar à virada. Aos 19, Luan acertou belo passe para Barcos, que teve tranquilidade para driblar Vanderlei e mandar para as redes. A virada gremista fez o técnico Celso Roth fazer uma mexida ofensiva no time do Coritiva. O treinador sacou Dudu e mandou o centroavante Keirrison a campo. Mas foi um atacante que já estava em campo que voltou a marcar. Aos 27, Alex bateu falta do lado esquerdo e Zé Love apareceu livre para marcar seu segundo gol no jogo, 2 a 2.

O empate fez o Grêmio novamente ir para frente. E, um minuto após o empate, do Coxa Rodriguinho teve a oportunidade, mas finalizou fraco para defesa de Vanderlei. Aos 32, Enderson fez a última mudança no time: Jean Deretti entrou no lugar do estreante Fernandinho.

A partida ficou aberta nos minutos finais. O Grêmio atacava, mas também deixava espaços para os contra-ataques. A melhor chance tricolor veio nos pés de Barcos. Aos 43, após cruzamento da direita, o argentino apareceu livre dentro da área, dominou, mas perdeu o ângulo e chutou para defesa de Vanderlei.

O castigo ao Grêmio veio no último minuto dos acréscimos. Aos 49, a defesa novamente marcou mal e Alex aproveitou para dominar e finalizar sem chances para o goleiro Marcelo Grohe, cravando o 3 a 2 no segundos finais na Arena.

Brasileirão 2014 - 12ª Rodada

Grêmio
 2
Marcelo Grohe; Pará, Rhodolfo, Pedro Geromel e Saimon (Matías Rodriguez); Ramiro (Rodriguinho), Riveros, Fernandinho, Giuliano e Luan; Barcos. Técnico: Enderson Moreira.

Coritiba
 3
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Germano, Robinho (Helder), Dudu (Keirrison) e Alex; Zé Love (Elber). Técnico Celso Roth

Gols: Barcos (12min/2ºT-19min/2ºT); Zé Love (4min/2ºT-27min/2ºT) e Alex (49min/2ºT)
Cartões amarelos: Matías Rodríguez (GRE); Luccas Claro, Norberto (COR)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA-MG)
Auxiliares: Márcio Eustaquio S. Santiago (FIFA-MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre

   Torcida gremista pede a saída de Enderson Moreira
   Crédito: Samuel Maciel / CP

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário