quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Animal silvestre foi encontrado passeando no centro de Três de Maio



Por volta das 7he45min desta quinta-feira (31), um animal silvestre chamou a atenção ao ser visto circulando na Av. Santa Rosa, no centro de Três de Maio.

Um ouriço, com todo o seu charme que lhe é peculiar com seu corpo cheio de espinhos, passeava tranquilamente chamando a atenção de quem cruzava pela avenida no início da manhã deste feriado. Os motoristas faziam manobras para não atropelar o animalzinho.

Os bombeiros foram comunicados e se deslocaram a procura de resgatar o animal, e após alguns minutos de buscas ele foi encontrado fazendo uma visita a janela da sala de redação do Cooperjornal.

Os bombeiros pegaram o ouriço o levaram para que ele tenha o seu destino correto, que não é o de circular pelas ruas da cidade.

Moradores das proximidades já haviam registrado o ouriço descansando em árvores nas proximidades. O empresário Bruno Dockhorn, diretor da Rádio Colonial, contou que o ouriço havia encontrado abrigo no quintal da casa dele, localizada a uma quadra da Av. Santa Rosa: "Ouvimos o latido dos cães e saímos para ver o que estava acontecendo. Foi aí que descobrimos que o motivo da agitação dos cachorros era a presença do ouriço. Demos até alimento e água para ele", conta. Bruno tirou fotos do bichinho em cima de uma árvore no quintal de casa. Foi a terceira vez que o animal visitou sua residência.



Fonte: Paulo Marques | Rádio Colonial
Fotos: Paulo Marques e Bruno Dckhorn

Semifinalistas da Copa Amuceleiro de Futebol Sub 21 estiveram reunidos na terça-feira



Aconteceu na noite de terça-feira (29/10), junto à sede da Amuceleiro, em Três Passos, uma reunião com os dirigentes e treinadores das equipes que chegaram às semifinais da Copa Amuceleiro de Futebol Sub 21. Durante o encontro foram feitas algumas ressalvas de fatos acontecidos durante a primeira fase, detalhes foram apresentados e dúvidas esclarecidas sobre as semifinais.

No encontro ficou definido que as semifinais serão disputadas nos dias 2 e 10 de novembro. Neste sábado, dia 2, os confrontos de ida estão marcados para às 16h30min. Os jogos da volta, no domingo, dia 10, serão às 16 horas.

As semifinais são:

CMD/Trianon/Escolinha Rubro Negra x DESA/Centro Esportivo de Santo Augusto

CMD/9 de julho de Redentora x Tenente Portela

As finais da competição serão realizadas nos dias 24 de novembro e 1° de dezembro.

Fonte e Foto: Rádio Alto Uruguai

Níger diz que 92 imigrantes foram encontrados mortos no Saara

Mulheres e crianças estão entre maioria das vítimas, segundo autoridades.
Governo suspeita que imigrantes estavam a caminho da Argélia.
Voluntários e militares observam os corpos retirados da areia do Saara, ao norte de Arlit, no Níger (Foto: Almoustapha Alhacen/AP)
   Voluntários e militares observam os corpos retirados da areia do Saara, ao norte de Arlit, no Níger
   (Foto: Almoustapha Alhacen/AP)

Os corpos de 92 imigrantes, a maioria mulheres e crianças que morreram de sede, foram encontrados no norte do Níger, depois que um dos caminhões em que estavam quebrou quando tentavam atravessar o deserto do Saara, disseram autoridades nesta quinta-feira (31).

Os imigrantes haviam partido em meados de outubro em dois caminhões da cidade mineira mais ao norte do Níger, Arlit, para atravessar o deserto na direção de Tamanrasset, na Argélia, mas se dispersaram para procurar água depois que um veículo quebrou.

O prefeito de Arlit, Maouli Abdouramane, disse que 92 corpos foram recuperados após dias de buscas --52 crianças, 33 mulheres e sete homens.

"As buscas continuam", disse o prefeito à Reuters por telefone. Ele disse que todas as vítimas são do Níger, mas que seu destino final ainda não estava claro.

Uma autoridade militar disse que cerca de 20 pessoas do grupo sobreviveram à tragédia. Cinco delas andaram quilômetros pelo deserto escaldante de volta para Arlit, onde informaram as autoridades sobre o ocorrido.

A rota através do Saara ainda é usada por muitos emigrantes da região e de áreas mais distantes.

Mais de 32 mil imigrantes chegaram este ano ao sul da Europa, vindos da África, embora não esteja claro se esse era o destino desse grupo.

Centenas dos que tentaram chegar à Europa pelo Mediterrâneo morreram afogados durante a travessia nos últimos meses.

Voluntários ajudam no resgate de corpos de imigrantes no Saara, no Níger (Foto: Almoustapha Alhacen/ AP)
   Voluntários ajudam no resgate de corpos de imigrantes no Saara, no Níger (Foto: Almoustapha Alhacen/AP)

Fonte: Da Reuters
G1 | MUNDO

Assassinato de jovem em Santa Rosa pode ter ligação com tráfico de drogas



A Polícia Civil está trabalhando pra identificar o homem que matou a tiros a jovem Silvana Caroline Neto Kopittke, 23 anos, na noite de quarta-feira (30-10), no bairro Bom Retiro em Santa Rosa. Segundo boletim de ocorrência Silvana que residia em Santo Ângelo foi atingida com dois disparos de arma de fogo (um na perna esquerda e outro no olho direito). O crime aconteceu por volta das 21h30m, de ontem em uma casa nas margens da ERS 344, no bairro Bom Retiro.

De acordo com relatos da proprietária da residência Maria de Fátima da Silva um homem com arma em punho entrou na casa dela, correndo atrás de Silvana e uma amiga. Em seguida teria ocorrido uma discussão, momento em que o homem efetuou os disparos contra a vitima.

Os policiais militares apreenderam no local do crime uma pedra de crack, cocaína, seis celulares e R$122,00 em dinheiro. Nas proximidades os brigadianos encontraram um veículo Honda Civic, preto com placas de Santo Ângelo, que estava na posse da vitima.

A proprietária da casa residência Maria de Fátima da Silva foi presa em flagrante. O autor dos disparos fugiu e ainda não foi localizado. O autor do crime seria um presidiário do sistema semi-aberto.

Na casa havia três crianças (dois netos e um filho da dona da casa), as quais foram entregues ao Conselho Tutelar.

As investigações sobre o crime estão sendo coordenadas pelo Delegado Marcelo Lech. A policia suspeita que o crime possa ter ligação com tráfico de drogas. 

Produção: Antônio de Oliveira
Foto: Reprodução Radiocesa
Fonte: No Ar Notícias

Bióloga gaúcha é acusada de vandalismo na Rússia

Pena para o delito pode chegar a sete anos de prisão

   Bióloga gaúcha é acusada de vandalismo na Rússia
   Crédito: Igor Podgorny / AFP / CP

A bióloga gaúcha Ana Paula Maciel, a ativista gaúcha que está presa na Rússia, foi acusada formalmente de vandalismo nesta quinta-feira. Segundo o Greenpeace, a pena para o delito pode chegar a sete anos de prisão. A organização qualificou a acusação de "absurda".

Os ativistas foram presos no dia 19 de setembro, após um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico. No último dia 24 foi 
negado o pedido de fiança para liberdade provisória de Ana Paula Maciel

Nesse domingo, familiares da bióloga fizeram um ato de soliedariedade pela libertação da brasileira, em Porto Alegre. Eles distribuíram chimarrão para os frequentadores do Parque da Redenção. 

Fonte: Correio do Povo

Idoso morre após colidir caminhonete contra um poste nesta quinta-feira, em Garibaldi

Irani Cattani, 77, teria sofrido um mal súbito e faleceu no hospital

Idoso morre após colidir caminhonete contra um poste nesta quinta-feira, em Garibaldi Felipe Furlaneto/divulgação
Idoso saiu da pista com a caminhonete após mal súbito e colidiu contra o poste de concretoFoto: Felipe Furlaneto / divulgação

Um idoso de 77 anos faleceu na manhã desta quinta-feira após colidir a caminhonete Chevrolet D20 que conduzia na Rua Alencar Alaripe, em Garibaldi. Irani Cattani teria sofrido um mal súbito, que provocou a batida do veículo contra um poste por volta das 11h. De acordo com o registro da Brigada Militar de Garibaldi, Irani foi encaminhado com vida para o hospital, mas faleceu cerca de meia hora depois. 

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), para que a autópsia apontasse se a morte foi provocada pelo mal súbito ou pelos ferimentos do acidente. De acordo com o bombeiro voluntário Felipe Furlaneto, que ajudou a atender a ocorrência, o acidente em si não pareceu grave e familiares de Irani relataram que o idoso tinha histórico de doença cardíaca.

Fonte: PIONEIRO

Rádio Querência transmite no domingo DESA/Tamoio x Três de Maio, pelo Gauchão de Várzea




Está confirmado para domingo, 03, às 16h no estádio do Grêmio em Santo Augusto, o confronto entre DESA/Tamoio e Três de Maio, jogo que vale a classificação para a fase de oitavas de final do Gauchão de Várzea 2013. 

Como a equipe do Tamoio venceu o primeiro jogo contra o Farroupilha de Santa Rosa, neste domingo a equipe santo-augustense precisa de apenas um empate para garantir a classificação para a fase final da competição.

A equipe de esportes da Rádio Querência vai transmitir o jogo a partir das 16h de domingo num oferecimento de Super Gás, Construtora Oliveira, Bar do Regio, Agropolo, Ótica Central e Eletrônica Callai.    

Por André Motta | Rádio Querência
Foto: Reprodução

Santo Augusto: Prefeito José Luiz Andrighetto cumpre agenda em Porto Alegre




O Prefeito de Santo Augusto José Luiz Andrighetto acompanhado da Assessora de Projetos Econômicos e Sociais Marlize Sperotto, cumprem agenda nesta semana em Porto Alegre. No dia de ontem um dos contatos foi com o Diretor Técnico da CORSAN, Antônio Gomes, e com o Secretário do Trabalho e Emprego de Porto Alegre Darci Pompeo de Mattos, onde se buscou informações com relação ao projeto do sistema de esgotamento sanitário cadastrado junto a FUNASA.

Na oportunidade foi encaminhada à carta consulta ao programa PIMES BADESUL, com vistas a efetivar financiamento ao município de Santo Augusto, na ordem de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Valor este que será investido na aquisição de máquinas e equipamentos rodoviários e obras de infraestrutura urbana para a recuperação e recapeamento asfáltico e drenagem pluvial.

Na Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento – SDPI - foi encaminhado o projeto para o município concorrer aos recursos provenientes do Programa de Apoio à Implantação de Infraestrutura na Área Industrial somando R$ 300.000,00 (trezentos mil reais).

Para finalizar a agenda na Capital do Estado, o Prefeito Zé participará na tarde de hoje no Auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa, da 3ª Marcha Estadual em Defesa dos Municípios promovido pela FAMURS.


Para o Prefeito Zé, estão sendo muito proveitosos esses encontros, pois assim estamos encaminhando vários projetos nas esferas estadual e federal para buscar-mos os recursos necessários para o desenvolvimento e crescimento do nosso município.

Fonte: Celso Luiz Perussatto | Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto

Foto montagem prefeito em Porto Alegre com diretor da CORSAN e pompeo

Receita Federal confirma suspensão no trabalho de fiscalização em Porto Soberbo



Um comunicado emitido pela Receita Federal, confirmou a determinação do superintendente regional Paulo Renato da Silva Paz, responsável pela 10ª Região Fiscal, de que em virtude de restrição administrativa sob forma provisória e por tempo indeterminado, desde o último sábado, dia 26 de outubro, não há mais a presença de servidores da Receita Federal do Brasil no ponto de fronteira Brasil-Argentina na localidade de Porto Soberbo, em Tiradentes do Sul. Dessa maneira, estão suspensos os trabalhos regulares de fiscalização de bagagem e comércio fronteiriço.

Eventualmente poderão ocorrer operações pontuais de fiscalização. Outro esclarecimento é de que os horários de atendimento continuarão sendo respeitados na forma habitual, com controle de abertura e fechamento de portões, que serão efetuados pela vigilância patrimonial.

Esta situação terá continuidade por prazo indeterminado, aguardando solução definitiva através de novas normais legais.

   Escritório da Receita Federal em Três Passos

   Travessia da balsa em Porto Soberbo

Fonte: Rádio Alto Uruguai

Veículo tem perda total em incêndio em lavoura de trigo, nas proximidades de São Luiz Gonzaga


   Foto: 2ªSCI/1ºSGCI

Por volta das 17h30min de terça-feira (29) ocorreu mais um incêndio em meio rural, nas proximidades de São Luiz Gonzaga. Desta vez foi na localidade do Limoeiro, na ERS 168, km 94. 

O Corpo de Bombeiros de São Luiz Gonzaga foi acionado para combater incêndio em uma pick-up GM Montana (ano 2008), de origem desconhecida, que se encontrava em meio a uma plantação. O veículo teve perda total e o fogo passou para a lavoura de trigo.

Queimou aproximadamente 3 hectares de resteva e parte da lavoura não colhida.

A corporação dos bombeiros orientam que os proprietários rurais mantenham a limpeza e manutenção dos maquinários envolvidos na colheita de grãos a fim de dificultar a ação dos incêndios, para que não ocorram prejuízos até mesmo por parte dos agricultores.
  
Fonte: Rádio São Luiz / Informações: Corpo de Bombeiros

Jovem Santo-angelense é assassinada em Santa Rosa na noite de quarta-feira


   Foto-Arquivo Pessoal- Reprodução Radiocidadesa

A jovem Santo-angelense SILVANA CAROLINE NETTO KOPPITTKE, 23 anos, vendedora de roupas foi vitima de homicídio na noite desta quarta-feira (30), por volta das 21h25min no município de Santa Rosa.

Segundo as primeiras informações colhidas pelo Portal Rádio Cidade Santo Ângelo, Silvana Caroline Netto Koppittke, foi assassinada em uma residência localizada no bairro Bom Retiro, em Santa Rosa.

Na oportunidade ocorreu uma discussão entre a vitima e um homem, quando este teria sacado de uma arma e disparado contra a jovem. Um dos projeteis teria acertado a boca, e um segundo uma das pernas da vitima. Na residência onde a jovem foi morta, a policia civil de Santa Rosa encontrou uma arma, bem como recolheu um veículo que seria de Silvana Koppittke.

De acordo com os policiais de Santa Rosa, a jovem se fazia acompanhar por outra mulher. 

Já existe o nome de um suspeito para o crime, mas a policia mantém sigilo, e tenta localizá-lo.

Fonte: RADIOCIDADESA

Três vilas em perigo no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre

Série de assassinatos entre as vilas Respeito, Nova Brasília e Elisabeth mostra a volta da guerra entre traficantes. Ações ligadas aos Bala na Cara incluem até sequestro

Três vilas em perigo no bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre Eduardo Torres/Diário Gaúcho
Desde o começo do ano, pelo levantamento do Diário Gaúcho, já foram 11 homicídios entre as três vilasFoto: Eduardo Torres / Diário Gaúcho

A partir da Vila Respeito, a facção dos Bala na Cara estaria tentando dominar o tráfico no triângulo completado pelas vilas Nova Brasília e Elisabeth, no Bairro Sarandi, Zona Norte da Capital. E, nesse contexto, deixa, nos últimos meses, um rastro de mortes, medo e silêncio.

Na quinta-feira passada, uma dona de casa de 25 anos sentiu isso mais de perto. Eram 15h quando ela ouviu gritos - parecia uma briga - e, logo depois, tiros. Em seguida, ouviu outra vizinha gritar que um rapaz estava morto no meio da rua. Rodrigo dos Santos Machado, 20 anos, havia sido executado.

Foram 11 casos desde janeiro

A moradora gostaria de fechar os olhos, mas seria impossível. Há seis meses, se mudou para uma casa da Vila Respeito e, praticamente, não passa do portão da frente. Foi a única maneira que encontrou de manter o filho, de dois anos, a alguma distância daquela violência.

- As coisas só pioram aqui. Existe uma praça na beira do valão, mas não é para criança brincar - desabafa. 

Na única vez em que arriscou-se a levar o filho a uma dessas praças, teve de correr. Um tiroteio irrompeu de uma hora para a outra. Desde o começo do ano, pelo levantamento do Diário Gaúcho, já foram 11 homicídios entre as três vilas.

Em quatro anos, é o terceiro surto de confrontos entre grupos rivais da região. Agora, porém, a guerra teria novos elementos.

Gangue antiga teria tido reforço

- Há um realinhamento novo de forças no tráfico, com provável reforço de quadrilhas de fora do Sarandi - aponta o delegado da 3ª DHPP, Leônidas Cavalcante.

Conforme as investigações, a violência da Gangue dos Cabrita, provavelmente reforçada pelos Bala, seria o estopim dos conflitos. Desde 2009, o bando teria perdido muito espaço no bairro. Agora, estaria em pleno movimento para retomada do poder. Na base da violência.

Raptado dia 9, rapaz ainda está sumido

Se a situação é difícil para quem é obrigado a conviver ao lado da criminalidade, pior é para quem, mesmo indiretamente, vive o drama no olho do furacão. É em silêncio que a família do jovem Fabrício da Silva Manoel, 19 anos, sofre desde 9 de outubro. Se falarem, sabem que serão ameaçados.

Naquele dia, Fabrício, conhecido como Velho, foi arrancado de casa, na Vila Nova Brasília, por quatro homens armados em um Kadett vermelho. Um dos sequestradores, com o rosto coberto com uma camiseta, avisou ao amigo que estava com Fabrício, poupado pelos criminosos:

- Ele só vai pagar o que deve.

Desde então, nenhuma notícia surgiu sobre o rapaz. O caso foi registrado como desaparecimento. E a investigação engatinha. Boatos dão conta de que Fabrício já estaria morto, com o corpo esquartejado.

Há seis meses nas ruas, Velho estaria envolvido com os Bala na Cara. Teria passado a traficar para a facção. O que não se sabe é se ele ficou devendo ao bando. Dias antes, Velho havia sido abordado em uma ação do Denarc na região. Responde por posse de entorpecente.

Antigo parceiro de Felipinho

Aos 19 anos, o rapaz já tem história na criminalidade do Bairro Sarandi. Em 2008, ainda adolescente, foi apreendido por um latrocínio (roubo com morte). Estava acompanhado do seu principal parceiro na época, o também adolescente Felipe de Oliveira Magnus, o Felipinho, que, aos 17 anos, era considerado um dos principais matadores do bairro. Ele foi executado em novembro de 2008.

Depois de cumprir a internação na Fase, Fabrício cometeu um furto em Santa Catarina e voltou a ser preso. Quando foi solto, retornou a Porto Alegre e aos crimes. 

Impunidade dificulta

O rapto de Fabrício será investigado pela 3ª DHPP, que apura informações de que outros três jovens com histórico semelhante ao dele teriam desaparecido do bairro nas últimas semanas. Nenhum dos casos foi registrado na polícia, supostamente por medo de represálias.

- A lei do silêncio é uma realidade nessa área. Em locais de crimes, dificilmente alguém fala. E depois, somente em sigilo. Raramente alguém aceita depor oficialmente contra os traficantes - confirma o delegado Leônidas.

E o silêncio é reforçado pela sensação de impunidade.

Preso em um dia, solto no outro

No dia 16, por exemplo, os agentes da 3ª DHPP cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um traficante conhecido como Carroça, na Vila Respeito, suspeito de homicídios na região. No dia seguinte, ele voltou às ruas. O prazo do mandado havia expirado. A suspeita da polícia é de que ele seja um interlocutor dos Bala na Cara no bairro.

O histórico

- Em 2008, dois bandos disputavam a hegemonia do tráfico de drogas entre as três vilas do Sarandi. De um lado, a Gangue dos Cabrita. De outro, a Gangue do Xandão.
 
- Naquele ano, o grupo do Xandão rachou, formando uma terceira força, liderada pelo adolescente Felipinho. Depois de executar diversos rivais, ele foi morto, em novembro de 2008.
 
- Em 2009, o bando do Xandão foi desarticulado em uma série de prisões feitas pela Polícia Civil.
 
- Em 2011, boa parte dos criminosos voltou às ruas. E foi a vez de a Gangue dos Cabrita tentar a hegemonia. Mas o grupo foi sufocado pelas prisões.
 
- Dentro da cadeia, os Cabritas teriam se aliado aos Bala na Cara que, a partir desse ano, teriam começado a dar suporte à quadrilha na Vila Respeito.

 
Mapa destaca região deflagrada
Arte: Alexandre Oliveira, Diário Gaúcho

Fonte: Eduardo Torres | DIÁRIO GAÚCHO

Grêmio perde para o Atlético-PR e se complica na Copa do Brasil

Ataque reserva não funciona e Tricolor amarga 1 a 0 no primeiro jogo da semifinal
   Delatorre marcou o único gol da partida no Paraná
   Crédito: Felipe Gabriel / Lancepress / CP

Curitiba não fez bem ao Grêmio. Três dias depois de ser goleado pelo Coritiba, o Tricolor voltou a mostrar pouco futebol e perdeu para o Atlético-PR por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, pela partida de ida da Copa do Brasil. Com a derrota no Durival de Britto, o time de Renato terá de vencer por dois gols de diferença para reverter o resultado na Arena e chegar à final. 

No duelo de volta, marcado para quarta-feira que vem, o empate não servirá aos comandados de Renato Portaluppi. A vitória simples levará para as penalidades e ainda há o perigo do saldo qualificado, caso os paranaenses marquem um gol em Porto Alegre. Antes disso, o Grêmio volta a campo pelo Brasileirão e encara o Bahia, no domingo. 

Atlético-PR pressiona e toma o campo ofensivo

Uma boa chance surgiu para o Grêmio logo aos três minutos, exatamente com uma dupla de jovens da base. Yuri Mamute – que formou ataque com Lucas Coelho – lançou Ramiro no lado esquerdo da área, o volante chutou cruzado mesmo com pouco ângulo, mas Weverton pegou rente à trave. A resposta do Atlético-PR veio com Ederson. Ele recebeu na área, cortou para a direita e chutou forte, mas Dida fez boa defesa. 

A partir dos 20, a marcação começou a falhar no Grêmio e os centroavantes reservas – Barcos, Kleber e Vargas estavam suspensos – recuaram para ajudar, mas com pouca experiência fizeram faltas perigosas. Aos 20, Leo puxou o ataque do Atlético, tentou o chute, mas recebeu falta de Mamute. Paulo Baier bateu direto, Dida ficou plantado, mas a bola passou rente à trave esquerda para fora.

Coelho perde gol e castigo vem com 1 a 0 para os donos da casa

Aos 27 minutos, nova falta próxima da área. Baier chutou, Dida vacilou e não saiu na bola. Dois atacantes do Atlético-PR iam se apresentar para o lance, mas Rhodolfo conseguiu tirar para escanteio e evitar o gol. Logo em seguida, uma confusão. Ederson fez falta violenta em Rhodolfo e levou amarelo. O Grêmio cercou o adversário para reclamar e Paulo Baier se meteu na confusão, acertando o rosto de Bressan com o braço. O árbitro manteve apenas o cartão pela falta.

O Grêmio voltou a ter boa chance aos 34 minutos, a melhor da etapa. Mamute fez bela jogada, rolou para Lucas Coelho, mas o centroavante perdeu grande chance chutando sobre o gol. No lance seguinte, o castigo. Ederson cruzou para a área, Werley e Bressan rodeavam o centroavante Delatorre, mas ele conseguiu subir entre os dois marcadores e cabecear. Dida estava no canto direito, mas não teve tempo de pular para impedir o 1 a 0.

Grêmio melhora com Elano, mas não faz gol


A história de pouco futebol continuou se repetindo na etapa final. As duas equipes baixaram a marcha e os lances de perigo demoraram a acontecer. Elano foi a campo aos 13 minutos, no lugar de Lucas Coelho, mudando um pouco a movimentação ofensiva tricolor.

Ainda assim, o primeiro chute a gol veio apenas aos 22 minutos, em bola parada do Atlético-PR. Paulo Baier bateu com efeito no canto esquerdo, mas Dida voou para pegar firme. O primeiro lance de ataque do Grêmio veio apenas aos 25: Elano – que substituíra Lucas Coelho havia pouco – cobrou escanteio, Ramiro chutou cruzado no rebote, muito forte, mas passou tirando tinta do poste esquerdo. Renato ainda colocou Paulinho no lugar de Mamute, em terrível jornada no ataque. O atacante deu mais velocidade, mas pouco acrescentou em chances de gol.

Aos 31 minutos, Elano cobrou falta na área, a zaga rebateu e Riveros chutou na sobra. A bola raspou na zaga e saiu. A melhor chance, porém, veio aos 36: Ramiro cruzou na área, Elano foi livre para o cabeceio, na cara do gol, mas mandou fraquinho para defesa de Weverton. Aos 46 minutos, foi a vez de Riveros quase marcar. Pará cruzou no primeiro pau e o paraguaio mandou o cabeceio cruzado, com a bola tirando tinta da trave esquerda. Não adiantou e o Grêmio terá de reverter o placar para manter a esperança de título.

Copa do Brasil 2013 - Semifinal

Atlético-PR 1
Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Deivid, João Paulo, Everton e Paulo Baier (Fran Merida); Dellatorre (Ciro) e Ederson. Técnico: Vagner Mancini.

Grêmio 0
Dida; Pará, Werley, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Lucas Coelho (Elano) e Yuri Mamute (Paulinho). Técnico: Renato Portaluppi.

Gol: Dellatorre (36min/1ºT).
Cartões amarelos: Alex Telles e Bressan (G); Ederson (A).
Local: estádio Durival de Britto, em Curitiba (PR).
Horário: 21h50min (de Brasília).
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG).

Fonte: Bernardo Bercht / Correio do Povo

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Sarandi - Capotamento na ERS 404 deixa um ferido



Por volta das 19h30min desta quarta-feira (30) um capotamento deixou um ferido próximo à Jacutinga na ERS 404 em Sarandi.

Segundo informações de populares o automóvel gol se deslocava sentido Sarandi/Rondinha quando o motorista perdeu o controle indo em direção a margem oposta da rodovia, capotando várias vezes sobre a lavoura e parando antes do portão que dá acesso ao pátio de uma residência.

A brigada Militar de Sarandi prestou apoio, enquanto o grupo rodoviário estadual de palmeira das missões se deslocava para registrar o boletim. O SAMU encaminhou Gabriel Zimmer único ocupante do veículo até o hospital comunitário de Sarandi. Ele aparentava esta com lesões corporais inclusive o nariz quebrado, mas passa bem.

Postado por Tompson Boniatti
Fonte/Foto: NorteRS

Loja de celulares é assaltada em Independência


   Dois assaltantes fugiram

A atendente de uma loja de celulares no município de Independência, foi assaltada por dois homens armados na tarde desta quarta-feira (30-10). Segundo Jurema Assunção que estava trabalhando na loja, cada um dos assaltantes estava armado com revolveres calibre 38.

Em entrevista ao repórter Antônio de Oliveira da Rádio Cidade Canção FM, a atendente revelou que a dupla roubou R$ 600,00 em dinheiro, cautelas de títulos de capitalização do Trilegal Tchê, duas máquinas pra recarregar créditos em telefones celulares pré-pagos, quebraram máquinas do jogo TC Premiado e objetos pessoais da funcionária do estabelecimento (corrente de ouro e celular), também foram furtados.

O assalto aconteceu por volta das 15h30m desta quarta-feira. Durante a ação eles efetuaram um disparo de arma de fogo.

Os dois assaltantes fugiram em um veículo Pálio branco. A Brigada Militar efetuou barreiras, porém não conseguiu localizar os ladrões.

Produção e Fotos: Antônio de Oliveira
Fonte: No Ar Notícias

Comissão da Câmara aprova voto aberto na cassação de mandatos

Matéria ainda precisa ser apreciada em dois turnos no plenário da Casa

O voto aberto para processos de cassação de mandato de parlamentares foi aprovado nesta quarta em comissão especial formada para tratar do assunto na Câmara dos Deputados. O parecer do relator, deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), foi acatado por unanimidade. A matéria ainda precisa ser apreciada em dois turnos no plenário da Casa antes de ser promulgada e entrar em vigor.

No parecer, Macris rejeitou emenda da bancada do PT para estender o voto aberto a outras deliberações. Segundo Macris, o objetivo foi assegurar a preservação do texto original para que a proposta não precise seguir para o Senado e haja demora na aprovação. “Qualquer modificação, volta para o Senado e temos dificuldade em avançar um projeto tão importante, que é uma demanda da sociedade”, destacou.

Atualmente, o Senado já discute projeto que prevê voto aberto para todas as deliberações do Congresso Nacional e tem havido divergências quanto à amplitude do fim do voto secreto. Macris tornou a lembrar o compromisso do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), de que não haveria mais votações secretas para cassação de mandato. Alves fez a afirmação após a absolvição do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), em votação secreta no plenário da Casa. Donadon foi condenado pelo STF a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.

Fonte: Agência Brasil
Correio do Povo

Assaltante morre em confronto com a Brigada Militar em Marau


   Foto: Lucas Cidade - Rádio Uirapuru

Um assaltante morreu num confronto com a Brigada Militar na tarde desta quarta-feira, em Marau, na região Norte do Estado. O homem morto foi identificado pela polícia como Jauri de Almeida, o Marauzinho, 32 anos, que era morador do bairro Antônio Carlos Oltramari, na periferia daquela cidade. Ele e outros três homens haviam assaltado o restaurante Irmãos Marodin, localizado no quilômetro 88 da ERS-324, na saída para Passo Fundo. 

Os assaltantes chegaram num Fox vermelho e três deles entraram no estabelecimento anunciando o assalto, inclusive agredindo uma vítima com uma coronha na cabeça. Depois de pegar certa quantia em dinheiro do caixa, os marginais fugiram em alta velocidade. Na fuga, eles trocaram o Fox, que havia sido roubado pela manhã e pegaram um Astra com placas de Erechim. Na estrada vicinal que dá acesso a comunidade de São Paulo da Cruz, os marginais tentaram furar uma barreira da Brigada Militar jogando o veículo contra uma viatura. 

Houve troca de tiros e o Jauri de Almeida acabou morrendo no confronto. Os outros três fugiram a pé para um mato existente nas proximidades. Com ele, os policiais apreenderam um revólver calibre 38. Viaturas do 3º Batalhão de Operações Especiais-BOE da Brigada Militar de Passo Fundo foram deslocadas para Marau para reforçar as buscas, mas os fugitivos não foram localizados. 

Segundo peritos do Instituto Geral de Perícias-IGP, Jauri de Almeida teria sido morto por fogo amigo. Ele estaria na parte da frente do veículo e o desembarcar teria sido atingido pelos próprios comparsas, que atiravam contra os policiais. O assaltante morto tinha extensa ficha de antecedentes por tráfico de drogas, disparo de arma de foto e homicídio. 

Matéria: Acácio Silva
Fonte: Rádio Uirapuru

PREFEITURA DE SANTO AUGUSTO NÃO FARÁ TURNO ÚNICO


Em reunião envolvendo o Prefeito José Luiz Andrighetto, o Vice-Prefeito Naldo Wiegert e todos os Secretários Municipais, ficou definido que a Prefeitura de Santo Augusto não fará turno único no período de verão, e sim estará com o atendimento normal, ou seja, das 8 h às 12 h e das 13 h 30 min às 17 h.

Segundo a Administração Municipal alguns dos motivos para a não realização do turno único são: A grande maioria dos servidores não poderá aderir à mudança de horário pelo fato da natureza da sua atividade, como a SMEC envolvendo as creches e escolas bem como a Secretaria de Saúde entre outras, o que não geraria economia aos cofres públicos, motivo que é levado em conta quando se adere ao turno único.

Outro motivo, considerado principal, entendemos que a população precisa e deve ter um atendimento em tempo integral do poder público municipal, atendendo assim as suas necessidades.

Fonte: Celso Luiz Perussatto | Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto

I Mostra de Talentos aconteceu em Santo Augusto


 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC de Santo Augusto, acreditando que todos têm condições de desenvolver habilidades e que são capazes de apresentar o que de melhor existe na cultura do seu cotidiano, desafiou a todos: alunos, professores, equipes diretivas a demonstrarem suas aprendizagens e dar visibilidade ao potencial artístico dos estudantes, bem como incentivar a escola a perceber a importância de sua proposta pedagógica, além de avaliar o resultado do trabalho da equipe escolar, apresentando o que fazem de belo e bom em nossas escolas. 

Com este objetivo, a SMEC promoveu nos dias 28 e 29 de outubro a I MOSTRA DE TALENTOS das Escolas da Rede Municipal de Ensino. Dança, música, poesia, parlenda e teatro foram as atrações que encantaram a todos os presentes.
 
Os estudantes demonstraram muita alegria e animação ao realizarem as atividades, tanto por parte de quem apresentou, quanto da plateia. Sem dúvida a iniciativa promoveu a cultura dos estudantes, incentivando-os a serem criativos e a expressarem suas capacidades de trabalhar individual e coletivamente.
 
Cada aluno que participou juntamente com o professor coordenador foram agraciados com medalhas e certificado de participação.










Fonte/Fotos: Celso Luiz Perussatto – Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto 

"Só percebemos quando estávamos embaixo", diz operário soterrado em obra em Caxias do Sul

Valdomiro de Almeida teve escoriações pelo corpo
"Só percebemos quando estávamos embaixo", diz operário soterrado em obra em Caxias do Sul Jonas Ramos/Especial
Obra fica na Rua Do Guia Lopes, no CentroFoto: Jonas Ramos / Especial

Ainda com as roupas manchadas da terra que o encobriu, o carpinteiro Valdomiro de Almeida, 55 anos, se recuperava do susto vivido na manhã desta quarta. Ele e o colega, Zélio Soares da Silva, 61, ficaram parcialmente soterrados enquanto faziam a contenção de um barranco na obra do edifício Estrela D'alva, na Rua do Guia Lopes, no centro de Caxias.

Pouco antes de receber alta do Pronto Atendimento 24h, para onde foram levados, Almeida relatou ao Pioneiro os momentos de desespero vividos pela vez primeira em cerca de 30 anos de profissão. Ele começou a trabalhar com contrato terceirizado na obra há cerca de um mês. Confira:

Pioneiro: Vocês estavam escavando o terreno?
Valdomiro de Almeida: Estávamos fazendo um painel (tapumes) para colocar concreto atrás e conter o barranco.

Pioneiro: A quanto tempo trabalhavam na contenção?
Almeida: Começamos às 7h30min e o barranco caiu por volta das 9h.

Pioneiro: Quando o terreno foi escavado?
Almeida: Semana passada, por uma máquina e o barranco não ficou bem sólido. Íamos fazer o concreto para conter. Ela cedeu na parte do meio.

Pioneiro: Vocês perceberam que estava para desmoronar?
Almeida: Não, porque quando percebemos já estava vindo. Tentamos correr e pegou da nossa cintura para baixo. Só percebemos quando estávamos embaixo, quando o peso caiu em cima da gente.

Pioneiro: Ele já havia cedido outros dias?
Almeida: Tinha cedido quando estavam escavando com a máquina, mas nós estávamos em outra parte do prédio. Não tinha operários aquele dia.  Isso você nunca espera, já tenho por experiência. O que temos que fazer é conter ele quando for trabalhar lá embaixo. Parecia estar firme e estávamos antenados, se não, teria pego nós totalmente.

Pioneiro: Vocês conseguiram correr?
Almeida: Conseguimos um pouco, porque tinha um andaime baixo (segurando a estrutura) e o buraco. Estávamos perto do barranco e corremos para o andaime. Paramos ali e a terra ficou da cintura para baixo.

Pioneiro: Qual a sensação de ficar soterrado?
Almeida: Nem queira saber. Aquele peso em cima do seu corpo (e você) sem saber o que fazer. Gritamos, e os outros operários vieram e começaram a tirar terra em volta da gente. Ficamos de joelho em um concreto que havia embaixo.

Pioneiro: Vocês estavam em quantos?
Almeida: Apenas nós dois porque o lugar é pequeno e não havia lugar para mais ninguém. Ainda bem, porque poderia ter acontecido coisa pior se tivesse mais gente.

Pioneiro: Quanto tempo esperaram o socorro?
Almeida: Foi imediato. Na hora chegaram nossos colegas e em seguida chegaram os bombeiros e o pessoal do Samu.

Pioneiro: O que passou pela cabeça de vocês?
Almeida: No começo dá um desespero. Eu tentava sair e não conseguia. Estava com os braços livres e o Zélio também, mas não conseguíamos sair porque era muito peso. A sensação é ruim, mas depois que cai a ficha que você está bem e respirando, é só ter calma para sair. Fiquei com uma chapa do andaime pressionada contra o peito e achei que tinha fraturado a costela, depois vi que estava bem.

Pioneiro: Vocês estavam usando equipamentos de segurança?
Almeida: Estávamos usando os equipamentos básicos sapatos, uniforme, capacete e óculos. É o que usamos quando estamos no chão. Ali nem tem como usar mais coisas. Só que o barranco cedeu.

Pioneiro: Já havia sofrido acidente outras vezes?
Almeida: Já passei por desmoronamentos antes, mas nunca havia ficado preso.

Fonte: PIONEIRO.COM