segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Médicos são recepcionados com festa no Salgado Filho

Profissionais de saúde irão trabalhar em 101 municípios gaúchos

   Médicos cubanos foram recepcionados com festa em Porto Alegre
   Crédito: Samuel Maciel

Recepcionados como ídolos, 70 médicas e médicos cubanos, de uniforme branco, desembarcaram no final da tarde desta segunda-feira no Aeroporto Internacional Salgado Filho, vindos de Brasília. Amanhã chegam mais 31, totalizando, com o primeiro contingente de sábado, 132 profissionais. O grupo integra o programa federal Mais Médicos e ficará hospedado no City Hotel, em Porto Alegre. Entre os dias 1º e 4 de novembro serão transferidos para 101 municípios com o menor Índice de Desenvolvimento (IDH) do Rio Grande do Sul. Dez trabalhão em Porto Alegre.

No compasso da música cubana “Guantamera”, dezenas de militantes do PT, da Via Campesina, do Partido Comunista Brasileiro, da UNE e de outras entidades entoaram “sejam vem-vindos, cubanos, sejam bem-vindos”. Formaram um corredor de passagem. No seu fim, uma faixa da Associação Cultural José Martí ostentava a frase: “O povo gaúcho agradece a solidariedade do povo cubano”. O vice-patrão do núcleo Estrela Gaudéria, Sérgio Luiz dos Reis, entregou uma cuia com bomba a um médico e um brinco-de-princesa, flor símbolo do RS, a uma médica.

Pouco familiarizados com seu novo idioma, dois médicos de nome Rene chegaram otimistas com o desafio. “Vim para trabalhar muito, quero ajudar a mudar a saúde do povo brasileiro”, disse, sorridente, segurando bandeirinha do Brasil, Rene Garcel, 46 anos. Com frase quase semelhante à do colega, Rene Carcisineha, 49 anos, disse: “Vou trabalhar para melhorar a saúde do Brasil”. 

Por volta das 19h, os médicos já estavam no ônibus rumo ao Centro. Dos 497 municípios gaúchos, 354 se inscreveram no programa Mais Médicos. Às 20h desta terça, no Sindbancários, haverá homenagem aos 132 médicos. 

   Crédito: Samuel Maciel

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário