quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Vereador de Piraí/RJ é vaiado e será investigado pela polícia; ele disse que ‘mendigo deveria virar ração para peixe’


Rejane Couto acompanhou a sessão vestida de mendiga
   Rejane Couto acompanhou a sessão vestida de mendiga Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo

A Polícia Civil informou que investigará a conduta do vereador José Paulo Carvalho de Oliveira (PTdoB), o Russo, de Piraí. O parlamentar da cidade do Sul Fluminense havia dito que “mendigo deveria virar ração para peixe”, no último dia 8. Nesta terça-feira, ele fez um pedido público de desculpas, mas não convenceu e foi vaiado. Uma manifestação dentro e fora da Câmara reuniu cerca de 400 pessoas, algumas vestidas de mendigo.

O delegado titular da 94ª DP (Piraí), Marcelo Haddad, determinou a realização de um registro por apologia ao crime ou ao criminoso. A polícia já solicitou a ata da sessão e a cópia da fita com a gravação das declarações de Russo. O presidente da Câmara, Wilden Vieira da Silva (PSD), e o vereador Russo serão intimados a depor.

- Errei na colocação das palavras. Minha intenção nunca foi fazer nada de errado. Eu falei, mas não fiz nada. Minha conduta é completamente diferente do que eu falei - disse o parlamentar ao EXTRA.

Durante o pedido de desculpas, o vereador Russo foi vaiado pelas pessoas que acompanhavam a sessão. Parlamentares que tentaram amenizar a declaração receberam o mesmo tratamento. O presidente da Câmara foi procurado pela reportagem para se posicionar sobre o caso, mas não atendeu os telefonemas.

Para cidadãos, nome da cidade foi manchado

Apesar do mea culpa, parte da população, assim como a Polícia Civil, também não acatou o novo posicionamento do vereador Russo e quer vê-lo longe da Câmara Municipal.

- Ele pediu desculpas, mas as palavras dele ainda estão ecoando pela cidade. Já protocolamos uma denúncia contra ele no Ministério Público e também pedimos uma providência do presidente da Câmara. Queremos ele fora da Casa - disse Rejane Couto Araújo, de 49 anos, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos do município.

O prefeito fez coro:

- Claro que é importante o reconhecimento do erro, mas o nome da cidade foi manchado. Não é o Russo, é um vereador de Piraí e essa declaração ainda vai ferir muito a cidade - disse, em tom profético.

José Paulo Carvalho de Oliveira, o Russo, não nasceu em Piraí. Ele chegou à cidade há cerca de 15 anos, vindo da região de Além Paraíba, no estado de Minas Gerais, e montou uma loja de auto-peças às margens da Rodovia Presidente Dutra.



Entenda o caso

Internet

Um vídeo da sessão legislativa do último dia 8, gravado na Câmara dos Vereadores de Piraí, foi compartilhado no YouTube e chamou atenção para a declaração do vereador Russo.

A fala

“Mendigo não tem que votar. Mendigo não faz nada. Ele não tem que tomar atitude nenhuma. Aliás, acho que deveria até virar ração para peixe. Eu não dou nada para mendigo. Não adianta me pedir que eu não dou. Se quiser, vai trabalhar”, discursou.

Explicação

Antes de se retratar publicamente, o vereador tentou se explicar: ele disse que foi tomado pela emoção da recordação de um acontecimento de 17 anos atrás, quando seu irmão mais velho foi assassinado, em Além Paraíba, por um morador de rua que abrigou em seu sítio.

Fonte: EXTRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário