sexta-feira, 22 de abril de 2011

Seis crianças morrem em naufrágio de barco em lago no Maranhão

     Seis crianças morreram afogadas no Lago do Pequizeiro, afluente do Rio Mearim, quando eram transportadas de barco da cidade de Lago Verde (MA) para Bacabal (MA), às 8h desta sexta-feira (22). Sete pessoas que estavam na mesma embarcação conseguiram escapar com vida e foram retiradas da água por moradores e pescadores locais. Segundo o Corpo de Bombeiros, todas as pessoas eram da mesma família.
     Segundo José Raimundo Machado, 48 anos, líder comunitário de Lago Verde, alguns moradores viram quando a embarcação começou a girar no meio da correnteza e pediram socorro pelas vítimas. "Está chovendo muito aqui nos últimos dias. A força da água aumentou e o motor do barco quebrou no meio do trajeto, que é de mais de dois quilômetros."
     Machado disse ao G1 que conseguiu retirar o corpo de uma das vítimas do fundo do rio. "O barco virou quando bateu em um toco de madeira. Mergulhamos e conseguimos achar o corpo de uma das crianças, mas infelizmente sem vida. Toda a operação para tentar socorrer as vítimas e achar os corpos se prolongou até perto das 14h. Foram quase seis horas tentando ajudar as vítimas."
     De acordo com o radialista Antonio Filho, que chegou a prestar ajuda no local, cerca de 300 pessoas participaram do socorro às vítimas. "O que sabemos é que o dono do barco, que foi socorrido com vida, estaria usando a embarcação pela primeira vez."
     O pescador José Carneiro, 49 anos, disse que conseguiu resgatar quatro pessoas com vida. "Coloquei duas mulheres, uma criança e um rapaz. Todos vivos. Infelizmente também levei para fora do lago um bebê morto."
     Carneiro afirmou ainda que outro colega conseguiu salvar mais três pessoas. "Ele me disse que salvou três mulheres que ficaram presas nos matos perto de uma das margens do rio."
     O sargento José Silva, do Corpo de Bombeiros, disse que fazia sol no momento do acidente, mas que a região passou por alguns dias de chuva, o que poderia ter deixado a água do lago mais agitada no momento do acidente. "A família que estava no barco iria passar o feriado de páscoa com outros familiares em uma ilha perto de Bacabal."
     As crianças que morreram tinham entre 7 meses e 12 anos de idade. O corpo delas serão velados na Unidade Escolar São José, em Lago Verde.
Fonte: Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário