quarta-feira, 27 de abril de 2011

SES disponibiliza medicamento contra infecção respiratória em bebês prematuros

      Em maio, a secretaria Estadual da Saúde passa a disponibilizar o medicamento Palivizumabe, destinado à prevenção do  Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsável pela bronquiolite. Trata-se de uma medida inédita no Estado que faz parte do conjunto de ações que têm por objetivo a redução do coeficiente de mortalidade infantil no Rio Grande do Sul.
     A ação é fruto de uma iniciativa conjunta entre o Programa Estadual de Imunizações do centro de Vigilância em Saúde, a divisão da Criança e do Adolescente do Departamento de Ações em Saúde e da Coordenação da Política de Assistência Farmacêutica (CPAF). 
     O  Palivizumabe será aplicado em bebês prematuros e crianças menores de dois anos portadoras de doença pulmonar crônica, nos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (CRIE) do Sanatório Partenon e do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas,em Porto Alegre. 
     Inicialmente, também estão listados como referência, os ambulatórios de bebês egressos prematuros dos hospitais São Francisco de Paula de Pelotas, do Hospital Universitário de Santa Maria, do Hospital Geral de Caxias do Sul, e da Santa Casa de Caridade de Bagé.
     Há possibilidade desta rede ser ampliada a partir da implementação e habilitação de outros ambulatórios de bebês egressos prematuros no Rio Grande do Sul.
     O período de fornecimento e aplicação do palivizumabe obedece a critérios técnicos, definidos pelo período de sazonalidade da circulação do vírus no Estado, que se estende durante os meses de maio a setembro de cada ano. Cada criança poderá receber até cinco doses anuais do medicamento (maio a setembro) no primeiro ano de vida. 
     Para receber as doses, as crianças devem ser cadastradas a partir de encaminhamento do médico que a acompanha, junto com outros documentos previstos na norma técnica Palivizumabe abril/2011.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Secretaria da Saúde / RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário