terça-feira, 26 de abril de 2011

DEPUTADO POR UM DIA

Objetivo do projeto é aproximar os estudantes da atividade parlamentar

Objetivo do projeto é aproximar os estudantes da atividade parlamentar
Foto: Marcelo Bertani / Ag. AL

Aprovado cinco projetos voltados à valorização da
mulher na Sessão Plenária do Estudante

     Cinco projetos de lei foram aprovados na Plenária do Estudante, nesta segunda-feira (25), durante a 36ª edição do  Deputado Por Um Dia da Assembleia Legislativa. As proposições, voltadas à valorização feminina na sociedade, servem como sugestão ao Parlamento gaúcho.
     Pela iniciativa da ALRS, as escolas participantes criam um partido político fictício e elaboram um projeto, que é discutido, apreciado e votado em plenário por alunos. Participaram alunos das escolas estaduais Embaixador João Baptista Lusardo, de Uruguaiana, Professora Sylvia Mello, de Pelotas, e Blau Nunes, de Santa Bárbara do Sul, e das escolas municipais Alexandre Bacchi, de Guaporé, e Santa Terezinha, de Dom Feliciano.
     A abertura da sessão foi presidida pelo primeiro secretário da Mesa Diretora da ALRS, Alexandre Postal (PMDB). O presidente da Escola do Legislativo, deputado Jeferson Fernandes (PT), coordenou os trabalhos durante a apreciação. No final, os alunos e professores receberam certificados de participação. 

     Discussão dos projetos
    
O Projeto de Lei  1/2011, de autoria do Partido Estudantil Pelotentes (PEP), da Escola Sylvia Mello –  que institui o Dia Estadual de Debates sobre o Bem-Estar da Mulher - recebeu 54 votos favoráveis e nenhum contrário. A proposição institui o dia 7 de abril como data em que as escolas da rede pública estadual gaúcha promoverão palestras e discussões a respeito de temas como preconceito, violência, inserção no mercado de trabalho, todos voltados para a questão da mulher. O dia foi escolhido em homenagem às vítimas da tragédia da escola Tarso da Silveira, em Realengo/RJ, ocorrida nesta data.
     Durante a discussão,  o PEP foi questionado sobre a abrangência do PL 1/2011, que se restringe às escolas estaduais. A deputada-estudante Thaiane Araújo (PEP) explicou que não seria possível estabelecer as datas de debates no âmbito de outras redes de ensino.    
     O PL 2/2011 – do Partido da Causa Social (PCS) da Escola Embaixador João Baptista Lusardo– foi aprovado por unanimidade. A proposição institui a Semana Estadual de Valorização do Trabalho Feminino no RS. Já o PL 3/2011– que institui a Semana de Valorização da Mulher no Meio Rural - foi aprovado com o registro de dois votos contrários. A matéria é do Partido da Causa Feminina no Espaço Rural (PCFER), da Escola Santa Terezinha.
     A Semana Estadual da Mulher (PL 4/2011) foi proposta pelo Partido Estudantil Guaporense (PEG) da Escola Alexandre Bacchi e aprovada com o registro de sete votos contrários. As atividades devem ocorrer entre 8 e 14 de março e a matéria prevê ações voltadas à valorização da mulher, à defesa de seus direitos, à garantia de assistência à saúde e sua inserção na vida socioeconômica, política e cultural. E o PL 5/2011, apresentado pelos alunos do colégio Blau Nunes - Partido do Colégio Blau Nunes (PCBN) - institui uma semana para discussão acerca da gravidez precoce. O PL recebeu 46 votos favoráveis.

     37ª edição
     Durante a sessão, houve sorteio das cinco escolas que participarão da 37ª edição do Deputado Por Um Dia, prevista para o mês de junho. São elas: Escola Estadual de Ensino Fundamental Gomercindo dos Reis, de Passo Fundo;  Escola Estadual Francisco Argenta, de Lagoa Vermelha; Instituto Anglicano Melanie Granier, de Bagé; Escola Estadual Maria Almerinda Paz de Oliveira, de Nova Hartz; e Escola Estadual Vital Brasil, de Cachoeira do Sul. 

     Deputado Por um Dia
     Criado em 1999, o projeto Deputado Por um Dia visa a aproximação entre Legislativo e crianças e adolescentes a partir da 7ª série do Ensino Fundamental, que frequentam escolas públicas e privadas do Estado, para que conheçam, na prática, como é a atividade parlamentar. Além de escolas, podem participar instituições e entidades da sociedade civil organizada que trabalhem com projetos de integração social para adolescentes. Em cada edição são sorteadas cinco escolas/instituições/entidades, que são representadas por onze alunos, totalizando 55 deputados-estudantes.
     Durante os preparativos, uma equipe da Escola do Legislativo vai aos colégios para falar com alunos e professores sobre temas como histórico do Poder Legislativo, organização política do Estado Brasileiro, a importância de fazer política e movimento estudantil, noções de processo e técnica legislativa e noções de funcionamento do plenário.
     Cada escola sorteada cria um partido político fictício e elabora um projeto de lei que é discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante.
Fonte: Agência de Notícias AL/RS


Nenhum comentário:

Postar um comentário