sexta-feira, 22 de abril de 2011

Secretário da Agricultura reabre Centro de Pesquisa de Santa Rosa

     O Centro de Pesquisa da Fundação Estadual de Pesquisas Agropecuárias (Fepagro) de Santa Rosa, desativada há mais de dez anos, foi reaberto na tarde de quarta-feira (20) pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi. O titular da Seapa estava acompanhado pelo presidente da Fepagro, Danilo dos Santos, prefeito do município, Orlando Desconsi, delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Nilton de Bem, e outros prefeitos da região.
      Na ocasião, foi empossado o novo diretor da unidade, agrônomo Ivar Kreutz. Especialista em Cooperativismo, Administração Rural e Mestre em Agrosistemas, Ivar vinha trabalhando como extensionista da Emater.
     De acordo com Santos, o centro de pesquisas de Santa Rosa, instalado numa área de cinco hectares, simboliza a nova filosofia que está sendo adotada na Fepagro. “Encontramos alguns centros funcionando bem e alguns avanços, mas, no geral, a Fundação estava em situação precária, e agora nós estamos desafiados a reestruturá-la para que cumpra seu papel estratégico no combate às desigualdades regionais e também como ferramenta do desenvolvimento da agropecuária gaúcha”, explicou o presidente da Fepagro.
     O Prefeito de Santa Rosa destacou que a reabertura é uma conquista da região e defendeu a união de esforços entre as diversas instituições de pesquisa, visando pontencializar a retomada do desenvolvimento através da racionalização e da otimização dos recursos.
     O secretário Luiz Fernando Mainardi afirmou que inicialmente, a unidade vai priorizar a validação de pesquisas na área da alimentação da bovinocultura de leite, mas que está aberta, para no diálogo com as lideranças da região, construir outras linhas de pesquisa.
      De acordo com o Secretário, a alimentação é um dos fatores fundamentais para aumentar a produtividade da bacia leiteira gaúcha, que hoje produz a metade do que é obtido na Argentina, por exemplo.    “Também precisamos investir em genética e na melhoria das condições de manejo”, concluiu, aproveitando para anunciar que a Secretaria trabalha para recuperar junto ao Finpe recursos de R$ 1,2 milhão para projeto de pesquisa neste centro.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio

Nenhum comentário:

Postar um comentário