sábado, 23 de abril de 2011

Cruz Vermelha estima que ao menos 500 casas foram danificadas nos EUA

Tornado st louis (Foto: Jeff Roberson/AP)
Tornado com ventos de 160 km/h deixou casas devastadas em Bridgeton, EUA. Foto: Jeff Roberson/AP
     Pelo menos 500 casas sofreram prejuízos com a passagem de um tornado com ventos de 160 km/h pela cidade de St. Louis e região, no estado americano do Missouri, na última sexta-feira (22). A informação é da diretora da Cruz Vermelha Mary Anderson, que acrescentou que o número pode chegar a 2.500. Centenas de pessoas estão desalojadas e buscaram abrigo com parentes, amigos e em hotéis.

     O Aeroporto Lambert, em St. Louis, Missouri, ficou fechado neste sábado (23) após ter sido danificado. Casas na cidade vizinha Bridgeton foram derrubadas. "As preocupações com o tempo continuam, especialmente ao sul de St. Louis," disse o meteorologista Scott Truett, do Serviço Meteorológico Nacional.
     De acordo com o prefeito Francis Slay, o terminal de passageiros deve voltar a operar com 70% da capacidade neste domingo (24) e 100% até o meio da semana, caso a energia elétrica seja restabelecida. Cerca de mil funcionários estão envolvidos nos trabalhos.
     Vidros e outros entulhos carregados pelos ventos fizeram os passageiros correrem em busca de proteção no terminal, e houve cinco feridos leves.
     O diretor do aeroporto disse que um Boeing 757 da American Airlines sofreu danos significativos, e outros quatro aviões da companhia tiveram prejuízos menores. Cinco ou seis voos tiveram que mudar de rota quando a tempestade começou.
     Os pousos foram desviados para Kansas City depois que o aeroporto foi fechado indefinidamente. Imagens de emissoras de televisão mostraram neste sábado funcionários e máquinas limpando escombros do telhado de um terminal, onde a tempestade deixou buracos. 
Tempestade st louis (Foto: Jeff Roberson/AP)
Funcionários avaliam prejuízos em teto do terminal em St. Louis após tornado. Foto: Jeff Roberson/AP
     Em alguns bairros da região de St. Louis, a tempestade deixou casas destruídas e carros de cabeça para baixo. Muitos veículos foram arremessados para longe.
     A tempestade atingiu a região antes das 18 horas (horário local) da última sexta-feira, de acordo com autoridades do gerenciamento de emergências. Duas estradas estaduais foram fechadas por causa dos escombros.
     Linhas de energia e árvores caíram no Condado de St. Louis, e veículos que bloqueavam as ruas dificultaram o trabalho das equipes de emergência. Quase 40 mil pessoas ficaram sem energia elétrica desde a noite de sexta, segundo a empresa Ameren Missouri.
Fonte: Do G1, com Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário