terça-feira, 26 de abril de 2011

Defesa Civil cobra de prefeituras responsabilidade pela prevenção de tragédias

Pelo menos 60 municípios do RS devem fazer

Mapeamento de áreas de risco até o fim do ano


     A expectativa da Defesa Civil Estadual é de que até o fim do ano 60 municípios de regiões como os Vales do Rio Pardo e do Taquari, que compõem a coordenadoria regional de Lajeado, tenham finalizado o mapeamento de áreas de risco. Na tarde desta terça-feira, representantes de 40 cidades participaram de reunião em que discutiram formas de evitar ou minimizar os transtornos decorrentes de fenômenos naturais, como o temporal que matou 12 pessoas, no feriadão de Páscoa.
     O coordenador da regional de Lajeado, major Vinicius Renner Galvani, explicou que o objetivo é de que as prefeituras se tornem responsáveis pelo trabalho de prevenção das tragédias. O major afirmou que o primeiro passo, um dos mais importantes, é o mapeamento das áreas de risco. Outro ponto importante, segundo ele, é que a cidade tenha um plano diretor definido, para que seja possível impedir a ocupação de áreas irregulares.
     O encontro também foi de orientação sobre como agilizar decretos de situação de emergência a fim de acelerar a prestação de socorro a municípios atingidos.
     Os temporais da Páscoa causaram 12 mortes no Rio Grande do Sul.
Fonte: Renata Colombo / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário