terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Visibilidade do Salto do Yucumã – Publicada resolução sobre vazão da Usina Foz de Chapecó


Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Águas – ANA, publicou no Diário Oficial da União do último dia 18 uma resolução estabelecendo novas normas de vasão de água para o reservatório da Usina Foz do Chapecó, que afeta diretamente a visão do Salto do Yucumã, localizado junto ao Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas.

De acordo com a decisão, em período de baixas vazões de afluentes ao reservatório da hidrelétrica, a descarga do mesmo deverá ser mantida igual ou inferior a 1.000 metros cúbicos por segundo, no período das 12h de sexta-feira até as 12h de domingo de cada semana.

Outro ponto apresentado pela resolução é de que o agente responsável pela operação da Usina Foz do Chapecó informará à Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul a programação de defluências da usina no período das 12h de sexta-feira até as 12h de domingo, indicando a caracterização ou não de ocorrência de período de baixas vazões afluentes.

O reservatório da Usina Foz do Chapecó é, atualmente, o último do rio Uruguai que está localizado antes do Salto do Yucumã.

A resolução aprovada e agora publicada pela ANA leva em consideração a importância de serem fixadas condições de operação na bacia do rio Uruguai que visem conciliar os usos múltiplos da água, especialmente as necessidades dos setores elétrico e de turismo, após a realização de intensas discussões ocorridas no âmbito do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e promovidas pela Agência Nacional de Águas (ANA) a respeito da operação do reservatório da Usina Hidrelétrica – UHE Foz do Chapecó e sobre a importância turística do Salto do Yucumã.

A decisão se baseou, principalmente, nos resultados dos testes de operação do reservatório da UHE Foz do Chapecó, realizados nos períodos de 28/04/2017 a 01/05/2017 e de 17/08/2017 a 19/08/2017.

Veja a Resolução na íntegra:



Portela Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário