segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Passo Fundo: Sem recursos, Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes não conseguirá manter estrutura funcionando


   Créditos: Divulgação/HC

O mês de janeiro é dedicado ao debate sobre a importância do cuidado com a saúde mental, é o chamado Janeiro Branco.  O doente psiquiátrico tem problemas clínicos, mas também tem necessidades psicológicas e de acompanhamento que são contemplados pelos hospitais psiquiátricos, que estão inseridos na Rede de Atenção de Saúde Mental.

Na região, o único hospital que proporciona atendimento integral em saúde e é referência no tratamento de episódios agudos de transtornos mentais e transtornos recorrentes do uso de substâncias psicoativas, está com as atividades ameaçadas. Por falta de recursos, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes está chegando ao seu limite. 

O atual provedor, o Hospital da Cidade, que também sofre com o descaso da saúde e a limitação de investimentos, não está conseguindo mais injetar dinheiro no Bezerra de Menezes. Mas essa situação não é isolada, vários hospitais psiquiátricos fecharam ou tiveram a sua estrutura sucateada nos últimos 15 anos.

Em entrevista à Uirapuru, o psiquiatra e diretor técnico do  Bezerra Menezes, Dr. Rogério Riffel, disse que, apesar de todas as dificuldades, com a ajuda do Hospital da Cidade, a entidade se tornou uma referência dentro do Estado. Todo o ano são realizadas em média 1000 internações.

Contou que existe um interesse pela nova Coordenadoria de Saúde Mental, tanto a de Brasília quanto a de Porto Alegre, de trazer recursos para o hospital, mas se sabe que a situação está difícil. Disse que daqui a pouco a entidade não vai conseguir mais manter a estrutura funcionando sem que haja a efetividade desse auxílio. Frisou que esse é o momento das prefeituras se mobilizarem já que o Bezerra presta um importante serviço para, pelo menos, 96 municípios da região. Ressaltou que o Janeiro Branco vem ao encontro dessa luta.

O diretor Riffel garantiu que enquanto o hospital psiquiátrico estiver aberto, dependendo se for por mais 90, 120 ou 180 dias, a equipe técnica estará lá trabalhando da melhor forma, dando atendimento digno às pessoas até a sua alta, e serão entregues aos seus familiares de forma digna e respeitosa.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário