terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Usuário de drogas por 14 anos, ex mendigo-gato contará sua história em Santo Augusto

Rafael estará em Santo Augusto nesta quarta-feira, onde fará palestra no Centro Social do Idoso. Confira a entrevista concedida à Rádio Querência!


Amanhã, às 19h30min, Rafael Nunes, que ficou conhecido nacionalmente como mendigo gato, estará em Santo Augusto, onde fará uma palestra no Centro Social do Idoso. 

A experiência de vida de Rafael serve como exemplo de superação, pois, após ser usuário de drogas por 14 anos, ele conseguiu reverter a situação e hoje é Modelo e Manequim Fotográfico, em Niterói, no Rio de Janeiro onde reside. 

Nascido em Tenente Portela, Rafael, hoje com 35 anos, entrou no mundo das drogas aos 16, por curiosidade – fato que o levou do ceio de sua família às ruas, onde ficou por mais de um ano. 

Toda sua história será contada amanhã, em um evento que está sendo organizado pelo Conselho Local de Saúde ESFII- Zona Sul, e que terá como temática “A dor da dependência”. 

O delegado de Santo Augusto, Gustavo Fleury, também participará do encontro, onde abordará a temática focando na prevenção. 

A entrada é franca! Os presentes também terão oportunidade de acompanhar o talento de Gabriela Prezotto Pinheiro, que fará apresentação musical. 

Amanhã, às 08h30min, Rafael estará nos estúdios da Rádio Querência, se apresentando a comunidade e contando um pouco sobre sua história. 

Abaixo, confira alguns trechos da entrevista que Rafael concedeu à Rádio Querência!

Como tudo começou? Tinha 16 anos e usei por curiosidade. Consumi por 14 anos.

Quando tu percebeste que não tinha mais controle sobre tuas ações – que estava viciado? Quando passei a usar drogas pesadas.

Antes de tu usares drogas ilícitas, você fumava ou bebia? Sim.

Quando que tua família percebeu que você estava viciado em drogas? Quando comecei a usar Crack.

Porque você foi para as ruas? Decidi ver aonde tudo aquilo me levaria e queria conhecer como a Sociedade Organizada funciona. Vi a realidade nua e crua.

Como foi viver nas ruas? Difícil, mas um grande aprendizado.

Qual foi a pior experiência que você viveu na rua? Tentaram me agredir sem motivo algum.

Assistindo algumas reportagens sobre a tua história, percebe-se que você fala muito sobre família, qual a importância deles na tua recuperação? São tudo pra mim, mas a recuperação é pessoal.

Quantas internações você teve? Três. 

Qual o período delas? A primeira foi nove dias; 15 dias a segunda e a última 10 meses e 26 dias.

Quando a fotógrafa tirou aquela foto em frente à igreja, você estava arrependido do rumo que tua vida tinha tomado e viu aquilo como uma esperança para recomeçar? Era mais um dia sem destino. Não sabia que minha vida iria mudar.

Você tem fé/ é religioso? Se sim, isso te ajudou de alguma maneira? Sou Católico e ter Fé é Primordial.

Você morou na rua pouco mais de um ano, em que cidades você viveu? Florianópolis-SC, Curitiba-PR e Região Metropolitana.

Chegou a praticar algum crime, exemplo, furtos, para sustentar o vício? Não. Um ladrão não sobrevive nas ruas.

Como você adquiria as drogas? Comprava em diferentes pontos das cidades.

Qual a mensagem que tu deixa para quem está passando por uma situação semelhante àquela que tu passaste?
Para que os usuários de drogas façam um tratamento para se conhecer melhor e descobrir um mundo novo aqui fora.


Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário