sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

São Luiz Gonzaga: Delegada faz balanço de 2017 e cita importância da prevenção dentro da comunidade


   Delegada Tânea Bratz. Foto: Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Combater não apenas os delitos, mas também incentivar mecanismos que previnam os problemas em sua origem. Isso faz parte do trabalho da Polícia Civil e foi assunto de entrevista da delegada responsável pela 27ª Delegacia Regional de São Luiz Gonzaga, Tânea Regina Bratz.

Em entrevista para a reportagem da Rádio São Luiz, ela destacou alguns pontos essenciais no trabalho de 2017. Primeiramente, Tânea lembrou que, no ano passado, foram registradas 150 prisões e isso demonstra o volume de trabalho das equipes. O foco dessas ações foi o combate ao tráfico de drogas e aos crimes patrimoniais (furto, roubo estelionato etc.).

Violência doméstica

Além dos delitos já citados, a Delegada expôs uma triste realidade, onde se observam frequentemente casos de violência doméstica, inclusive com muitas reincidências. Segunda a entrevistada, muitas vezes após passar pela preventiva, o relacionamento é retomado e novas agressões são registradas.

Para Tânea, a alta incidência de violência doméstica reflete um problema que vai além da competência da Polícia. Medidas socioeducativas de prevenção ao consumo de álcool e atendimentos psicológicos e psiquiátricos são fundamentais para prevenir ações que, no futuro, podem desestruturar toda uma família.

Inclusão para prevenção

“O que tem que haver é uma transformação de atitude de cada um, porque senão vamos ter sempre os mesmos resultados”, enfatizou a Delegada, exaltando a importância do trabalho de outros segmentos sociais, que devem ser inseridos cada vez mais nesse trabalho.

Diante de uma Polícia que se encontra defasada em termos de pessoal, situação que é a mesma em todo o Estado, Tânea disse que a mediação é um caminho interessante a se seguir. Ela também citou o programa “Mediar” e o “Papo de Responsa”, onde a Polícia vai até as escolas com atividades educativas.

Com novos concursos para suprir a grande saída de agentes aposentados e profissionais motivados para o exercício da função, Tânea acredita que o trabalho possa ser feito de forma efetiva.


Por Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário