sábado, 6 de fevereiro de 2016

Jovem morre após PMs atirarem contra carro em fuga em Caxias do Sul

Investigação, agora, confronta versões apresentadas por vítimas e policiais envolvidos no crime


A Polícia Civil apura as circunstancias que levaram uma guarnição da Brigada Militar a atirar conta um carro em fuga, resultando na morte do jovem Lucas Raffainer Cousandier, de 19 anos, na madrugada de quinta-feira, em Caxias do Sul, na Serra. Morador de Bento Gonçalves, Cousandier chegou a ficar internado no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, porém não resistiu aos ferimentos e morreu. A vítima foi sepultada, neste sábado, em Bento Gonçalves. Cousandier não tinha antecedentes criminais.

Conforme o delegado Rodrigo Kegler Duarte, os três jovens, que estavam em um Ford Ka, admitiram ter fugido da polícia alegando embriaguez ao volante. Porém, dois fatos foram apresentados para justificar os disparos dados pela polícia contra o carro em fuga.

Segundo versão dos PMs, os ocupantes do Ka atiraram contra a viatura durante a perseguição. Ao reagir, os PMs atiraram contra o veículo. Cousandier foi atingido na cabeça. Ele estava no banco do carona. Os disparos ocorreram por volta das 3h30min, na Perimetral Sul, no bairro Kayser. Ainda segundo a Brigada Militar, dois revólveres foram apreendidos com os jovens.

Em contrapartida, os ocupantes do Ka garantiram não possuírem armas, tampouco terem atirado contra a viatura. Segundo o delegado, os resultados da perícia serão determinantes para elucidar o caso envolvendo a guarnição policial. “É um caso que não pode ser atropelado de maneira nenhuma, para ser esclarecido em suas minucias. Porque se realmente houve um excesso por parte da Brigada Militar, inclusive com as armas sendo colocadas no carro, isso é extremamente grave”, ressalta Duarte.

Após colher depoimento dos rapazes, o delegado informou que o condutor realizou teste do bafômetro, dando positivo para embriaguez. Ele pagou fiança e foi liberado. O outro tripulante apenas prestou esclarecimentos. Novos depoimentos serão colhidos ao longo da semana.

No dia 14 de janeiro, o motorista de um Honda Civic foi morto ao não parar em uma abordagem policial na zona Sul de Porto Alegre. O homem de 58 anos foi atingido por um disparo e colidiu o carro contra um poste após perseguição policial.


Fonte: Lucas Rivas/Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário