segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Diante de uma justiça inoperante, vingança pelas próprias mãos é defendida por ouvintes na Uirapuru


   Créditos: Rádio Uirapuru

A polêmica não é atual, mas diante de casos recentes onde o judiciário se baseando nas leis, libera criminosos de alto potencial da cadeia, a justiça pelas próprias mãos voltou a ser tema de debate na Uirapuru. O programa sem segredo de sábado perguntou: A população age corretamente quando se vinga de criminosos ou deve esperar pela justiça?

Os ouvintes em sua maioria responderam que são favoráveis a retribuir a violência na mesma moeda ao agressor. As justificativas vão desde a falta leis mais regidas com criminosos até a falha das polícias em coibir a criminalidade. Quem se manifestou contra a vingança, disse que as famílias das vítimas acabam agindo da mesma forma que os criminosos, gerando mais violência.

O psiquiatra Rogério Riffel citou que as pessoas que concordam com a vingança com as próprias mãos não devem agir em um momento de raiva e buscar ouvir opiniões, refletir com calma e formar um novo conceito sobre a atitude a ser tomada.

O advogado criminalista Roque Letti, citou a “Lei de Talião” (olho por olho, dente por dente) que funciona e é rigorosa dentro dos presídios, principalmente para crimes de estupro. O estuprador não é admitido e via de regra acaba pagando na mesma moeda dentro da cadeia. Nestes casos existe a pena da justiça e a do presídio. Roque disse que temos que acreditar na justiça, sob pena do país virar uma anarquia geral.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário