quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Grêmio perde por 2 a 0 para o Toluca na estreia da Libertadores

Tricolor joga mal e sofre derrota mesmo com um jogador a mais em quase toda a partida

Tricolor perdeu por 2 a 0 no México | Foto: Maria Calls / AFP / CP
   Tricolor perdeu por 2 a 0 no México | Foto: Maria Calls / AFP / CP

Não foi a estreia sonhada, a que o Grêmio teve na madrugada desta quinta-feira, no México. Com uma atuação abaixo da média, o Tricolor perdeu por 2 a 0 para o Toluca, mesmo tendo um jogador a mais por cerca de 60 minutos. Triverio anotou os dois gols da partida, válida pelo grupo 6 da Libertadores. Com a vitória, o Toluca lidera a chave. Os outros dois times do grupo, San Lorenzo e LDU, estreiam no torneio na próxima terça-feira. 

O Grêmio volta aos gramados no domingo, às 17h, na Arena, para enfrentar o Novo Hamburgo, pelo Gauchão. Pela Libertadores, o próximo compromisso do Tricolor é contra a LDU, dia 2 de março, na Arena. Já o clube mexicano enfrenta o San Lorenzo, em Buenos Aires, no mesmo dia, às 19h30min. 

Grêmio cria pouco e Toluca pressiona

Atuando em seus domínios, o Toluca iniciou a partida pressionando o Grêmio, quando tinha a posse de bola. Em especial, pela lateral direita, às costas de Marcelo Oliveira. Ainda assim, os mexicanos criaram poucas oportunidades. A primeira ocorreu aos 10 minutos, quando Esquivel arriscou da entrada da área e a bola saiu próxima a meta de Marcelo Grohe. 

Logo em seguida, Trivério aparou cruzamento da direita de ataque com um “sem pulo” e a bola saiu à esquerda de Grohe. Aos 18, o Grêmio conseguiu a primeira oportunidade de gol. Luan passou para Everton, que cortou para o meio e chutou. A bola passou rente ao travessão de Talavera. 

Aos 25, o Toluca tinha 65% de posse de bola contra 35% do Grêmio. Mas o Grêmio conseguia criar perigo. Douglas deu um drible de corpo no meio do campo e deu um lançamento para Everton, que invadiu a área e bateu. A bola atravessou a área e saiu próximo ao poste esquerdo. Aos 31, Rodríguez cobrou escanteio e Velasco, sozinho, cabeceou à esquerda da meta de Grohe. Na resposta, Maicon arriscou de fora da área e Talavera espalmou pela linha de fundo. 

Após a conclusão, aos 35, Velasco deu um soco no rosto de Douglas e acabou expulso. Mas mesmo com um a mais, o Grêmio não se impôs e ainda viu o Toluca criar duas boas chances de abrir o placar Aos 43, Rios arriscou da entrada da área sobre a trave de Grohe. Dois minutos depois, Flores cruzou da direita, Ortiz subiu mais alto que Wallace Oliveira e cabeceou. Grohe, bem posicionado, fez defesa segura.

Toluca marca logo no começo 

Com um a menos, o Toluca mudou no intervalo, retirando Arellano e colocando Cueva. Mal deu para perceber a alteração e os mexicanos já estavam comemorando. Após cruzamento da esquerda de ataque, aos 35 segundos, Triverio saltou mais alto que Fred e Marcelo Oliveira e desviou de cabeça para o fundo das redes. 

Após o gol, o time local passou a aguardar o Grêmio no seu campo defensivo e contra-atacar em velocidade, aproveitando-se da altitude de 2,6 mil metros. Sem espaços, o Tricolor insistia pelas laterais para chegar ao ataque, mas não conseguia finalizar. Aos nove, Triverio cobrou falta pela esquerda de ataque e Grohe espalmou para a frente. A pressão seguiu no minuto seguinte: Ortiz recebeu passe, invadiu a área e chutou rasteiro. Grohe salvou com os pés.

Com atuação apagada, Giuliano deixou o gramado aos 15 minutos para a entrada de Fernandinho. Três minutos depois, o atacante cabeceou entre os dois zagueiros e obrigou o goleiro a fazer a defesa. Aos 22, Luan foi substituído por Henrique Almeida, mas a alteração não surtiu efeito.

Aos 28, Esquivel cruzou para Triverio, que arrumou e chutou. A bola bateu em Geromel e foi parar nas mãos de Grohe. Mal deu tempo de respirar e dois minutos depois Triverio já estava na área gremista de novo. Só que desta vez foi derrubado por Pedro Geromel. Pênalti. O próprio Triverio cobrou e converteu, ampliando o placar. 

Sem reação, o Grêmio só foi assustar o adversário aos 45, com Everton. O atacante arriscou da entrada da área e obrigou o goleiro Talavera a operar bela defesa. Ao fim do jogo, ainda houve briga entre os jogadores dos dois times, finalizando uma noite para o Tricolor esquecer. 

Copa Libertadores 2016 – 1ª Rodada - Grupo 6 


Toluca 2
Talavera; Flores, Paulo da Silva, Jordan Silva e Rodríguez; Ortiz, Antonio Ríos, Velasco e Esquivel; Triverio (Saucedo) e Arellano (Cuevas). Técnico: José Cardozo.

Grêmio 0
Grohe; Oliveira, Geromel, Fred e Marcelo Oliveira; Edinho, Maicon, Giuliano (Fernandinho) e Douglas (Lincoln); Everton e Luan (Henrique Almeida). Técnico: Roger Machado. 

Gols: Triverio (35seg/2ºT e 31min/2ºT)
Cartões amarelos: Marcelo Oliveira, Maicon, Douglas e Wallace Oliveira (G) e Ortiz (T)
Cartão vermelho: Velasco (T)
Arbitragem: Gery Vargas (Bolívia), auxiliado por Javier Bustillos (Bolívia) e Juan Montaño (Bolívia)
Local: estádio Nemesio Díez, em Toluca, no México.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário