sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Santo Augusto: Prefeito recebe extensionistas para melhorar gestão de empresas



Em visita a Prefeitura Municipal de Santo Augusto no dia 25/02/2016, os extensionistas Manuela Hermes e Joarez Sausen, do Núcleo de extensão Produtiva e Inovação Fronteira Noroeste e Celeiro, parceria entre AGDI e Unijuí, se reuniram com o Prefeito, José Luiz Andrighetto e o Chefe de Gabinete, Marcos Andrighetto para um workshop de prestação de contas do trabalho do núcleo na região. O núcleo está a três anos trabalhando a região, e nesse tempo mais de 380 empresas foram atendidas, destas 126 na região celeiro. Em Santo Augusto nos três nos foram atendidas 20 empresas, e no ano de 2015/2016 foram 10 empresas atendidas. Onde se percebe o crescente interesse das indústrias da cidade em buscar aperfeiçoamento e expansão dos seus negócios.

O que é:
O Projeto Extensão Produtiva e Inovação (PEPI), instituído pela lei estadual nº 13.839/2011, é um instrumento da Política Industrial do Estado com o objetivo de aumento da produção, do emprego e de renda. Visa à eficiência e à competitividade das empresas do setor industrial por meio da assistência direta para implantação de soluções e melhorias. Proporciona o estreitamento de uma relação continuada das empresas com instituições locais e apoia a formulação de projetos para expansão, modernização e inovação.

O Projeto atua de forma regionalizada, por meio de Núcleos de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI) constituída em parceria entre a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e instituições universitárias e tecnológicas. Cada núcleo – unidade básica do projeto – é formado por extensionistas, profissionais formados nas áreas de administração, engenharia, contábeis, economia, entre outras, que auxiliam a empresa na solução de problemas e implantação de melhorias.

A quem se destina:
Indústrias de pequeno e médio porte, preferencialmente participantes de Arranjos Produtivos Locais, de Setores Econômicos priorizados pelas comunidades regionais e pelos planos dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Objetivos:
O Projeto Extensão Produtiva e Inovação busca desenvolver a cultura de acesso, geração e oferta permanente de serviços de planejamento, pesquisa, tecnologia, inovação, financiamento e cooperação, como meios de a empresa:

·          Assegurar sua sustentabilidade no mercado;
·          Aumentar a produtividade;
·          Tornar-se mais competitiva;
·          Planejar-se para expandir, modernizar e inovar;
·          Benefícios à empresa

A metodologia do projeto prevê a assistência à empresa in loco para identificação de oportunidades, planejamento e implementação de ações nas áreas de gestão, redução de perdas no processo produtivo, produção mais limpa e inovação.

Como resultados pretendidos estão o aumento da produtividade, a redução do impacto ambiental e o custo com resíduos, o planejamento estratégico para curto, médio e longo prazo, bem como a implantação de ações que estimulem a inovação no ambiente empresarial.

Além da ação direta do atendimento, a empresa participante tem acesso à rede de contatos e serviços da universidade, bem como a workshops temáticos.


Fonte: Celso Luiz Perussatto | Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário