quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Pneus de depósito clandestino em Ernestina estão sendo removidos


   Créditos: Rádio Uirapuru

Com a determinação judicial ordenando a execução da sentença existente desde 2012, iniciou ontem (16) a intervenção na propriedade particular que abriga irregularmente mais de 30 mil pneus na localidade de Esquina Penz, interior de Ernestina.

A sentença existe desde 2012 e orienta que o proprietário retire os pneus do local, onde estão a céu aberto, ou então os realoque sob abrigo, mas até o momento a sentença não foi cumprida. Agora, com a autorização da justiça, as ações no local iniciaram imediatamente.

Em um primeiro momento, a área passou por desinsetização para permitir que os pneus sejam retirados com segurança. Hoje pela manhã, o repórter da Rádio Uirapuru Lucas Brasil, acompanhou o início da operação de retirada dos pneus.  

A Prefeitura de Ernestina contratou a empresa Reciclanip, de São Paulo, para o transporte e correta destinação dos pneus. A empresa trabalha com iniciativas sustentáveis de reciclagem de materiais. Para contribuir com a resolução do problema, o município prontificou-se a auxiliar com funcionários da Prefeitura no carregamento dos pneus nas três carretas da empresa contratada, oriundos de Porto Alegre e Paraná.

Resultado das amostras

Na vistoria realizada no local na manhã de sábado (13), foram coletadas amostras de larvas para análise laboratorial. Das 300 amostras recolhidas, todas deram negativo para o mosquito Aedes aegypti. Quatro das amostras foram positivadas para o mosquito Aedes albopictus, transmissor da febre chikungunya. A preocupação do Executivo ernestinense é que haja uma proliferação ainda maior e uma epidemia no município e toda a região.

Voluntários

Neste momento, o município busca o apoio de voluntários para a remoção dos pneus. Interessados podem entrar em contato com a Prefeitura de Ernestina no (54) 3378-1105. A ação no local é conjunta entre a Prefeitura de Ernestina, Defesa Civil e 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.
















Fonte/Fotos: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário