sexta-feira, 21 de março de 2014

Médicos venezuelanos intoxicados por gás de cozinha na Serra Catarinense se recuperam bem e retornam ao trabalho

Retorno ocorreu exatamente um mês depois do fato que a polícia acredita ter sido acidental

Médicos venezuelanos intoxicados por gás de cozinha na Serra Catarinense se recuperam bem e retornam ao trabalho Dionata Costa,São Joaquim Online/Divulgação
Alejandro Tortolero e Olga Sanchez são casados e foram a São Joaquim pelo programa Mais MédicosFoto: Dionata Costa,São Joaquim Online / Divulgação

Exatamente um mês após serem encontrados desmaiados em um apartamento e levados às pressas para o hospital, os dois médicos venezuelanos que vivem em São Joaquim, na Serra Catarinense, voltaram ao trabalho. Alejandro Tortolero, de 32 anos, e Olga Sanchez, 28, se recuperam bem da intoxicação de gás que sofreram e retomaram o atendimento à população na última quarta-feira. 

Alejandro e Olga são casados e chegaram a São Joaquim em novembro do ano passado por meio do programa Mais Médicos, do governo federal. Ele passou a atuar no posto de saúde do Bairro Madre Paulina e, ela, na localidade de Pradinho. 

Os dois se adaptaram bem à região e passaram a conviver normalmente com os moradores locais, até que na manhã do dia 19 de fevereiro, uma quarta-feira, nenhum dos dois apareceu para trabalhar. 

Colegas de Olga telefonaram para ela, estranharam o tom de voz e resolveram ir até o apartamento do casal, no Centro de São Joaquim. Ao chegarem, avistaram o casal caído na sala e acionaram os bombeiros e o Samu. A porta foi aberta com uma chave reserva do proprietário do prédio e o casal foi imediatamente socorrido. 

Olga estava desorientada e em estado de choque e foi conduzida ao Hospital de Caridade Sagrado Coração de Jesus, em São Joaquim. Alejandro estava inconsciente e com a pulsação bastante baixa e foi para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, a 80 quilômetros. 

Olga continuou internada por mais três dias e foi liberada, mas Alejandro precisou ser transferido para o Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis, onde permaneceu por mais alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Familiares do casal vieram da Venezuela para acompanhar o tratamento. 

A secretária municipal da Saúde de São Joaquim, Francine Matos de Moraes, diz que Alejandro e Olga se recuperam bem, não apresentam sequelas neurológicas e retornaram ao trabalho na quarta-feira. Alejandro, inclusive, recebeu uma festinha surpresa por ter feito aniversário na segunda. 

Casal não pode dar entrevista e polícia acredita em acidente doméstico

Como estão no Brasil a serviço do governo federal, Alejandro e Olga foram orientados pelo Ministério da Saúde a não conceder entrevistas sobre o episódio, pelo menos até a conclusão das investigações por parte da Polícia Civil. 

O delegado Diego Azevedo adianta, porém, que os venezuelanos provavelmente foram vítimas de intoxicação por gás de cozinha no apartamento onde moravam. A própria Olga comentou com os médicos que a atenderam no hospital de São Joaquim que havia sentido forte cheiro de gás alguns dias antes. 

O delegado diz ainda que não há nenhum indício de crime, e a hipótese mais provável é de que o vazamento tenha ocorrido por acidente.


Fonte: Pablo Gomes | DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário