quarta-feira, 26 de março de 2014

EXECUTIVO E LEGISLATIVO DE SANTO AUGUSTO EM BRASÍLIA




Na semana de 18 a 21 de março de 2014, o prefeito José Luiz Andrighetto, a assessora de projetos especiais Marlize Sperotto, o presidente do Legislativo Juarez Speroni e o vereador João Carvalho de Oliveira cumpriram extensa programação na Capital Federal.

Além da notícia já divulgada na semana passada com relação à inclusão do município no Programa “Mais Médicos”, a Comitiva de Santo Augusto também fez contatos e audiências com os parlamentares federais que atendem a região Celeiro do Estado do Rio Grande do Sul, apresentando reivindicações e solicitando intervenção e acompanhamento dos pleitos já encaminhados pelo Município.

Em contato com o Deputado Federal Elvino Bohn Gass, foram solicitadas emendas parlamentares em áreas prioritárias e o acompanhamento para agilização de trâmite do processo de filantropia relativo à Associação Hospitalar Bom Pastor, entre outros. Ainda, por solicitação de Bohn Gass, a comitiva foi atendida pela Diretora Geral do Ministério da Saúde, dra. Juliana, que orientou o formato e requisitos para os processos que buscam recursos financeiros destinados à reforma de prédios hospitalares e aquisição de material e equipamentos.

Com o deputado santouagustense, Jerônimo Goergen, a comitiva além de emenda parlamentar, pleiteou parceria na busca de patrocínio para a 12ª EXPOFESA por empresas a partir da Lei Rouanet, que trata da política de incentivos fiscais que possibilita as empresas aplicarem uma parte do Imposto de Renda devido em ações culturais. Comprometido com o pleito, Jerônimo enfatizou a importância desse contato direto com os parlamentares na busca de recursos, pois apesar do calendário eleitoral do presente ano limitar as possibilidades, no mês de maio haverá as reordenações de recursos que possibilitará, até aquele momento, designar valores aos municípios. Ainda, por intervenção de Goergen, o grupo conseguiu agenda com o Chefe de Assessoria de Assuntos Parlamentares, Marcos Lacerda, do Ministério da Previdência Social (MPS). Na oportunidade, foi abordada a questão de Santo Augusto ter a instalação de uma Agência do INSS e não apenas, um Posto de Recebimento dos processos. O Município seria parceira nas adaptações necessárias do prédio de propriedade do INSS para a efetiva instalação. O assessor fez contatos com as chefias regionais e empenhou-se com o retorno da decisão sobre o pleito, o mais breve possível.

Da mesma forma, foram apresentadas reivindicações ao parlamentar Dionilso Marcon.

No Senado Federal, O prefeito, assessora e vereadores, por deferência especial do Senador Paulo Paim, participaram dos debates da Comissão de Direitos Humanos que tratavam sobre as políticas públicas para os portadores de síndrome de down.

Em audiência com o deputado federal Darcisio Perondi, o grupo santoaugustense obteve a informação, em primeira mão, que a Câmara Federal, na semana passada, regulamentou a Lei Federal conhecida como “Lei da Anistia”. Seu conteúdo prevê a oportunidade para os hospitais negociarem suas dívidas e ficarem habilitados para o recebimento de recursos das esferas públicas. “Foi uma batalha dura e demorada, mas valeu a pena” comentou o parlamentar. Ainda, por intervenção de Perondi, a comitiva esteve com Senhor Antonio Henrique de Carvalho Pires, Diretor do Departamento de Saúde Ambiental da FUNASA. Na oportunidade, foi protocolado expediente com projetos anexados, solicitando destinação de recursos financeiros ao município de Santo Augusto para a execução de projetos pertinentes ao encerramento e readequação ambiental do aterro sanitário existente e reativação da Unidade de Tratamento de Resíduos Urbanos (UTAR), na ordem de R$ 1.650.000,00. Antonio Henrique, de imediato, encaminhou referidos projetos para análise no setor competente para posterior parecer. Também foram protocoladas correspondências junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional contendo solicitação de recursos destinados às Patrulhas Agrícolas (máquinas e equipamentos), açudagem e irrigação.

No retorno dia 21/03/14, em Porto Alegre, a comitiva cumpriu agenda junto ao BADESUL pertinente a recursos, e, ainda, junto a Delegação de Prefeituras Municipais (DPM) buscando orientação de instrumento jurídico adequado para formalização de contrato com a Associação Hospitalar Bom Pastor.



 Fonte: Celso Luiz Perussatto | Assessor Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário