terça-feira, 25 de março de 2014

Nova subestação da Ceriluz de Santo Augusto em fase de construção




Estão em fase inicial os trabalhos de construção da nova subestação da Ceriluz no município de Santo Augusto, que tem o objetivo de reforçar o sistema elétrico regional. Já foi realizado o serviço de terraplanagem no terreno que mede 7.760 m2 e, no último sábado, iniciou o cercamento do espaço. Esta nova unidade terá um investimento total de aproximadamente R$ 5 milhões e uma capacidade instalada de 10 MVA, com dois transformadores de 5 MVA cada.

No último sábado, dia 22 de março, o local foi apresentado pelos diretores da Ceriluz, Iloir de Pauli, presidente e Valmir Elton Seifert, vice, ao prefeito de Santo Augusto José Luiz Andrighetto e ao deputado estadual Gerson Burmann e seus assessores. Também presente no local o responsável técnico pelo investimento dentro da Cooperativa, Bráulio Schussler. O presidente Iloir explicou o processo de construção e detalhou a capacidade da subestação aos presentes. Segundo ele a Ceriluz está fazendo um investimento com o objetivo de liberar uma demanda reprimida, uma vez que há alguns anos havia uma demanda de 1MW e hoje já são estimados mais de 7 MW em consumo. “Nós temos a certeza que, em alguns anos, estaremos novamente aqui ampliando esta capacidade instalada, pelo desenvolvimento que esta região apresenta graças ao seu solo fértil e aos investimentos feitos em irrigação”, afirma Iloir.

O prefeito José Andrighetto confirma que a iniciativa beneficia principalmente o setor agropecuário. “Para Santo Augusto este investimento, que gira em torno de R$ 5 milhões, é muito importante. Existia a preocupação do acesso à energia e ela vai melhorar este acesso especialmente para o setor agrícola”, acredita Andrighetto.

A expectativa é que a obra seja finalizada até o mês de setembro. O projeto vai garantir mais autonomia para a Cooperativa ao captar energia da rede da RGE, em 69 mil volts, e rebaixar esta tensão para 23 mil volts. Dela sairão quatro novos alimentadores que vão abastecer principalmente os municípios de Chiapetta, Nova Ramada, Inhacorá, Catuípe e Ajuricaba, além de Santo Augusto.

Fonte: Fernando Almeida | Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário