domingo, 7 de julho de 2013

Grêmio empata com Atlético-PR na reestreia de Renato

Barcos acabou com jejum de gols e anotou o 1 a 1 na Vila Capanema

   Barcos quebra jejum e garante empate do Grêmio (Crédito: Giuliano Gomes / Folhapress / CP)

A reestreia de Renato Portaluppi no comando do Grêmio valeu apenas pelos minutos finais da partida. Depois de um primeiro tempo e parte do segundo sem graça, o duelo com o Atlético-PR ganhou velocidade e bom ritmo na noite deste sábado. O rubro-negro saiu na frente com gol de Pedro Botelho, mas logo depois Barcos acabou com o jejum e deixou tudo igual na Vila Capanema – 1 a 1, pela sexta rodada do Brasileirão.

Com o resultado, o Tricolor segue momentaneamente na quinta posição da tabela, com nove pontos. O clube paranaense chegou aos seis pontos e está na 16ª posição. O Grêmio encara no domingo, dia 14, o Botafogo, às 16h. Será o primeiro jogo do time com Renato na Arena. Já o Furacão tem clássico diante do Coritiba, no Couto Pereira.

Primeiro tempo sem graça em Curitiba

O primeiro tempo foi morno na Vila Capanema, com poucas chances para os dois lados. Empurrado pela torcida, o Atlético-PR começou com maior domínio de bola e se arriscando no ataque. Com três minutos, o Furacão teve boa chance de gol com Zezinho. Alex Telles falhou na interceptação, Felipe escapou no lado esquerdo e rolou a bola para o chute de primeira do volante. A conclusão foi perto do gol. 

O Grêmio respondeu em seguida, mas num lance de fácil defesa para o goleiro do time paranaense. Aos cinco, Zé Roberto cobrou falta na área e Bressan desviou de cabeça fraco e Weverton pegou a bola tranquilamente.

A partida demorou para ter mais lances de perigo. As equipes erravam muitos passes e o Tricolor apresentava dificuldade na transição da defesa para o ataque. O Furacão se defendia e tentava o setor ofensivo com chutões para frente. 

O jogo era tão sonolento que o terceiro arremate ocorreu só na marca dos 20min. Pedro Botelho escapou da marcação pelo lado esquerdo e finalizou perto da meta. A bola tocou nas redes, mas pelo lado de fora.

A melhor chance do Tricolor no primeiro tempo saiu da cabeça de Barcos aos 23. Souza cruzou na medida para o Pirata tocar de leve com a testa na bola. Ela foi no canto, mas para fora.

O time da casa avançou e assustou a equipe gremista. Quando o placar apontava 29 min, Ederson aproveitou erro da zaga, tomou a bola e emendou um forte chute. Daí foi a vez de Dida fazer boa defesa. 

E o goleiro salvou o Grêmio no minuto seguinte. O zagueiro Manoel aproveitou escanteio e cabeceou a bola para baixo. O goleiro estava atento para espalmar e Ederson chutou, no rebote, em cima dos marcadores. Aos 35, o gol de Zé Roberto foi anulado pela arbitragem. Vargas fez boa jogada e lançou Barcos na área. Só que o Pirata demorou para concluir e teve que passar a bola para o camisa 10, que estava adiantado. 

Atlético-PR sai na frente e Pirata empata aos 37

E o segundo tempo começou pior que os 45 minutos iniciais. Apático, o Grêmio demorou para acordar no jogo e o clube paranaense sofria com sua baixa qualidade técnica para abrir o marcador. 

A etapa final ganhou emoção a partir dos 20 minutos. O Tricolor despertou em campo e o duelo ficou mais aberto para os dois times criarem oportunidades. Quem teve a primeira chance foi a equipe gremista, mas o primeiro gol saiu do lado do Furacão.

Aos 20, Biteco cobrou escanteio fechado, Souza correu para a área e acertou forte cabeçada na bola. Só que parou no travessão da meta dos atelticanos. Em seguida, Barcos dominou com a coxa na área e perdeu por centímetro na dividida com o goleiro. 

E Botelho incomodou os gremistas. Aos 25, o lateral fez bela jogada e cruzou na cabeça de Ederson, que testou perto da meta. Depois, Botelho surgiu livre na esquerda e resolveu chutar direto para o gol. Dida não conseguiu alcançar o belo arremate e o time da casa saiu na frente.

Renato mudou o time logo após o gol. Colocou Maxi Rodríguez e Kleber em campo. Foi a partir de jogada do uruguaio. Ele acertou belo lançamento para o Barcos. O argentino dominou e tocou cruzado para o gol. Acabou o jejum do Pirata e ele garantiu um ponto fora de casa. No final, Dida ainda fez bela defesa após cabeceio de Paulo Baier.

Campeonato Brasileiro – 6ª rodada

Atlético-PR 1
Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva, João Paulo, Zezinho (Paulo Baier), Felipe (Marcão) e Everton (Jonas); Ederson. Técnico: Ricardo Drubscky.

Grêmio 1
Dida; Moisés, Werley, Bressan e Alex Telles; Adriano, Souza (Cris), Guilherme Biteco (Maxi Rodríguez) e Zé Roberto; Vargas (Kleber) e Barcos. Técnico: Renato Portaluppi

Gols: Pedro Botelho (32min/2ºT); Barcos (37min/2ºT).
Carões amarelos: Moisés (G); Everton e Bruno Silva (A).

Local: estádio Durival de Britto, Curitiba (PR).
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO), com Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Marco Antônio de Mello Moreira (GO).

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário