segunda-feira, 29 de julho de 2013

"A Geral está prejudicando o Grêmio", afirma major da BM sobre confusão na Arena

Brigada Militar afirma que conduta incoveniente de torcedor conhecido como Gaúcho da Geral provocou ação dos policiais no setor

"A Geral está prejudicando o Grêmio", afirma major da BM sobre confusão na Arena Diego Vara/Agencia RBS
O episódio será registrado na súmula da partida do árbitro e poderá ocasionar a perda de mando de campoFoto: Diego Vara / Agencia RBS

Antes de a bola rolar ontem, houve nova confusão no setor da Geral. Segundo o major Francisco Vieira, sub-comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), o tumulto começou depois que 10 policiais da Brigada Militar se deslocaram até o local para uma abordagem ao torcedor Juliano Franczak, conhecido como Gaúcho da Geral — ele costuma assistir aos jogos sempre pilchado. Montado no parapeito da barra da mureta de contenção, esse torcedor usava uma muleta como mastro para uma bandeira.

Um policial o questionou sobre o uso da muleta e ele alegou estar com problemas no joelho. O PM não se convenceu e deteve o torcedor. A atitude teria provocado a reação de um grupo, que se aproximou e teria dado início ao conflito com os policiais. Franczak foi conduzido ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) e assinou termo circunstanciado por conduta inconveniente.

Segundo Vieira, a ação foi filmada para que os agressores possam ser identificados e indiciados:

— A BM não reagiu, não queremos confronto. A Geral está prejudicando o Grêmio com mais esse incidente.

Na noite de domingo, um vídeo foi publicado no site YouTube mostrando parte do incidente. Confira abaixo:



O episódio será registrado na súmula e poderá ocasionar a perda de mando de campo ao Grêmio.

Franczak diz que tem ido a jogos do Grêmio com muleta devido a uma inflamação no joelho — que passou por cirurgia há alguns anos. Segundo o torcedor, a confusão começou após ele ser abordado por um policial e retirado do local em que normalmente fica. O Gaúcho da Geral afirmou que faria exame de corpo de delito para comprovar agressões sofridas:

— Todos perguntaram por que estavam tirando o "gaúcho". Os brigadianos começaram a se irritar. Fui numa boa. Daí começaram a tocar spray de pimenta, e todos se revoltaram. Eles me retiraram para onde ficam as ambulâncias e um PM começou a me bater, eu caí no chão e me puxaram pela perna.

Fonte: Marco Souza | DIÁRIO GAÚCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário