domingo, 28 de julho de 2013

Inter vacila no final e acaba goleado pelo Náutico em Recife

Colorado perdeu a liderança do Brasileirão após levar 3 a 0 na Arena Pernambuco

   Inter vacila no final e acaba goleado pelo Náutico em Recife
   Crédito: Alexandre Lops / Inter / Divulgação CP



Reeditando um comportamento de anos anteriores, o Inter deu chance para o azar. Ao enfrentar o lanterna do Campeonato Brasileiro, o Colorado – então líder do certame – foi batido por 3 a 0 pelo Náutico na tarde deste domingo. Em uma atuação irreconhecível, o time de Dunga deixou de somar pontos importantes na tabela de classificação. Derley abriu o placar e Maykon Leite e Rogério, nos minutos finais da partida, decretaram a goleada para os pernambucanos.

Ao sofrer a primeira goleada sob o comando de Dunga, o Inter perdeu a liderança para o Cruzeiro, que venceu o Atlético-MG. O Colorado e o clube mineiro tem 18 pontos, mas perde nos critérios e por isso ficou com a segunda colocação. Na próxima rodada, o Inter fará sua estreia na Arena ao enfrentar o Grêmio no domingo.  

Primeiro tempo morno

O duelo que reuniu o líder do Brasileirão e o lanterna do campeonato começou morno. A forte marcação do Náutico impedia o Inter de produzir jogadas de ataque interessantes. Timidamente, o Colorado chegou à área pela primeira vez aos 11 minutos. O lateral Ednei arriscou um chute da lateral direita após um escanteio, mas a bola passou longe do gol de Ricardo Berna. 

Logo em seguida, após boa tabela com Diego Forlán, Kleber cruzou à meia altura e Rafael Moura se antecipou ao zagueiro Jean. O centroavante chegou a concluir, mas o chute saiu mascado por causa da recuperação do defensor pernambucano. O Náutico avançava as suas peças dentro de campo e o Inter já não tinha a mesma posse de bola do começo do jogo. Apesar disso, o Colorado é quem se aproximava do primeiro gol. Aos 17 minutos, bateu escanteio e Juan subiu para cabecear. A bola quicou no chão e obrigou o goleiro Ricardo Berna a espalmar para a linha de fundo. 

Aos poucos, o Náutico buscava aproximação do ataque, principalmente com as iniciativas de Tiago Real. Em um escanteio, cobrado aos 23 minutos, William Alves apareceu para cabecear e quase abriu o placar na Arena Pernambuco. O zagueiro concluiu a jogada na primeira trave e a bola cruzou a pequena área defendida por Muriel. 

O Náutico parecia gostar da partida e o Inter decidiu responder ao adiantar a marcação e provocar os erros em sequência do rival. A iniciativa deu certo e o Colorado passou a ter novamente o controle da partida. Aos 29 minutos, Forlán recebeu pela esquerda e avançou em direção à área. O uruguaio cruzou e a bola quase encobriu o goleiro Ricardo Berna. A melhor chance do time gaúcho e o jogo apareceu também com o camisa 7. Um lançamento foi feito para Rafael Moura, que caiu no caminho. A bola sobrou para Forlán, que tentou concluir duas vezes antes de William Alves afastar o perigo de vez. 

Náutico goleia o líder do Brasileirão 

Após um primeiro tempo sem muitas emoções, Náutico e Inter iniciaram a segunda a etapa com um pouco mais de disposição. Ao contrário dos primeiros 45 minutos, as chances de gol começaram a surgir logo no início da parte complementar. Aos sete minutos, a bola sobrou para Rafael Moura, que ficou cara a cara com o goleiro Ricardo Berna. O centroavante tentou ajeitar a bola para a perna esquerda e perdeu tempo para a conclusão, abafada pela chegada do zagueiro Jean. 

Em seguida, o Náutico deu a resposta e contou com a colaboração do goleiro Muriel. Após um escanteio da direita, o arqueiro colorado caçou borboleta e Jean concluiu o lance para dentro do gol. Para sorte do Inter, Ednei estava na trave para evitar o 1 a 0 dos pernambucanos. 

Dunga, então, mexeu em duas posições. Rafael Moura, de atuação apagada, e Alan Patrick saíram para as entradas de Caio e Dátolo respectivamente. Com o sangue novo no meio-campo e no ataque, o Inter passou as ser um pouco mais objetivo na partida. Chance de gol, porém, só apareceu aos 17 minutos. Jorge Henrique recebeu na intermediária e avançou pela meia-esquerda. Ele arriscou de fora da área e obrigou Berna a fazer uma grande defesa. 

O jogo voltou a ficar morno a partir dos 20 minutos, mas a marcação das duas equipes se destacando sobre os atacantes. A marcação colorada, porém, ficou devendo aos 27, quando o Náutico chegou com força ao ataque. Derley, ex-Inter, recebeu lançamento dentro da área. O volante deixou a bola quicar e chutou forte no ângulo, sem chances para o goleiro Muriel. 

Perdendo por 1 a 0, o Inter passou a acelerar ainda mais as jogadas de ataque. Caio foi mais acionado e o lateral Kleber já atuava como um meia-esquerda. Os 35 minutos, Dunga deu a sua última cartada ao colocar Mike na vaga de Josimar. Perto dos 40, o time pressionava, mas ainda sem criar chances para o empate. O contra-ataque era a arma favorita do Náutico e ela apareceu aos 41. Rodrigo Souto chegou à linha de fundo pela direita e cruzou. Rogério recebeu a bola e chutou. O rebote sobrou para Tiago Real, que arriscou novamente para uma grande defesa de Muriel. 

No final da partida, no auge da pressão colorada, dois descuidos na defesa decretaram uma goleada inesperada no duelo entre o líder do Brasileirão e o lanterna. Maikon Leite aproveitou um descuido da defesa colorada e fez o dele na Arena Pernambuco. Minutos depois, aos 46 minutos, Rogério, que havia entrado no segundo tempo, aproveitou a boa jogada do colega de ataque e tocou na saída do goleiro Muriel para fazer 3 a 0.

Brasileirão 2013 – 9ª rodada

Náutico 3
Ricardo Berna; Auremir, Jean, William e Luiz Eduardo (João Felipe); Elicarlos, Derley, Tiago Real e Peña (Rodrigo Souto); Maikon Leite e Olivera (Rogério). Técnico: Zé Teodoro.

Inter 0
Muriel; Ednei, Ronaldo Alves, Juan e Kléber; Willians, Josimar (Mike), Jorge Henrique e Alan Patrick (Dátolo); Forlán e Rafael Moura (Caio). Técnico: Dunga.

Gol: Derley (N), aos 27/2º e Maikon Leite, aos 43/2° e Rogério, aos 46/2º.
Local: Itaipava Arena Pernambuco, São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário