domingo, 28 de julho de 2013

Grêmio aproveita chances e vence o Fluminense por 2 a 0

Tricolor usou força da Arena para levar os três pontos em jogo combativo

   Riveros estreou a camisa 16 do Grêmio com gol
   Crédito: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação CP



O Grêmio cumpriu o objetivo do técnico Renato e voltou a vencer na Arena, neste domingo. A palavra do dia foi eficiência e, apesar de não apresentar um grande futebol, com o Fluminense dominando a posse de bola, o Tricolor Gaúcho buscou o 2 a 0 com gols do estreante Riveros e de Kleber.

A vitória leva o Grêmio aos 15 pontos, na quinta colocação da tabela. logo atrás de Coritiba e Botafogo. O Fluminense, por sua vez, tem a vida complicada ao estacionar nos nove pontos. Ocupa 16ª colocação e está ameaçado pelo Flamengo de entrar na zona do rebaixamento. Na quarta-feira, os gremistas enfrentam o Corinthians no Pacaembu, antes do Gre-Nal de domingo na Arena.

Grêmio e Fluminense passaram a maior parte do tempo inicial fechando espaços na marcação e criando poucas jogadas de gol. Na metade da etapa, os cariocas chegaram a ensaiar uma pressão, enquanto o Tricolor Gaúcho ameaçou mais nos últimos minutos, perdendo inclusive chance clara de gol.

Marcação leva a melhor no começo de jogo

Dida precisou fazer duas intervenções na bola aérea do Flu. Primeiro, Sobis cobrou escanteio, Samuel desviou e Dida pegou firme. Aos 18 minutos, Samuel recebeu livre pelo alto, na pequena área. Ele cabeceou fraco, porém, e o arqueiro tricolor defendeu.

Para o Grêmio, a primeira oportunidade surgiu em cobrança de falta. Elano cobrou com efeito e carimbou a trave de Cavalieri. Na pressão final, o Tricolor Gaúcho desperdiçou duas grandes chances. 

Aos 37 minutos, Riveros alçou bola com efeito na área, Cavalieri passou lotado e quase levou o gol. A bola beijou a trave e ainda voltou para a pequena área. Barcos teve a chance de mandar às redes, mas não conseguiu acertar a bola. Aos 40, Cavalieri se redimiu fazendo grande defesa. Elano aparou rebote de cobrança de escanteio, ajeitou e chutou cruzado e Cavalieri buscou no ângulo.

Gol relâmpago de Riveros abre caminho para a vitória

O Grêmio voltou para o segundo tempo em alta velocidade e logo buscou o que precisava com um estreante. Aos quatro minutos, Barcos foi lançado na esquerda e rolou bola para Alex Telles. O lateral cruzou no primeiro pau e Riveros apareceu sozinho para mandar ao fundo do gol.

Abrir o placar, contudo, foi sinal para o Grêmio recuar demais no campo defensivo. O Fluminense, contudo, cresceu sem ser efetivo e pouco ameaçou a meta de Dida na primeira metade do segundo tempo. No contra-ataque, os gremistas criavam chances, como aos 20 minutos. Alex Telles tocou para Barcos na entrada da área. Ele virou e chutou direto para o gol, obrigando defesa de Cavalieri.

A pressão do Flu, contudo, gerava oportunidades em bolas paradas. Aos 23, Sobis desperdiçou chance frontal ao carimbar a barreira. Aos 26, Deco chutou de primeira da entrada da área, Sobis tentou chegar para o desvio, mas escapou para tiro de meta. 

Trave salva os gremistas


Lance mais dramático ainda ocorreu aos 30 minutos. No chuveirinho do Flu, houve grande bate e rebate na área do Grêmio e sobrou para Wagner. Ele chutou de primeira, com Dida batido, mas a trave direita salvou os donos da casa de um empate. Aí Elano e Zé Roberto saíram cansados, para a entrada de Maxi Rodriguez e Ramiro.

Mais importante foi a contribuição de Ramiro. Aos 39 minutos, ele pegou rebote na frente da área e mandou com açúcar para Kleber. Com categoria, o atacante colocou fora do alcance do goleiro e definiu o 2 a 0. O Fluminense não teve mais forças para reagir e os três pontos ficaram com o Tricolor Gaúcho.

Brasileirão - 9ª rodada


Grêmio 2
Dida, Pará, Alex Telles, Werley e Bressan; Riveros, Adriano (Ramiro), Elano (Maxi Rodriguez) e Zé Roberto (Gabriel); Barcos e Kleber; Técnico: Renato Gaúcho.

Fluminense 0
Diego Cavalieri, Wellington Silva (Diguinho), Gum, Digão e Carlinhos; Edinho (Rhayner), Jean, Wágner (Kenedy) e Deco; Rafael Sobis e Samuel; Técnico: Abel Braga.

Gols: Riveros (4min/2ºT) e Kleber (39min/2ºT).
Cartão amarelo: Gum (F).
Arbitragem: Raphael Claus (SP), com Alessandro Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).
Renda/Público pagante: R$ 1.234.670/28.793 pagantes.
Local: Arena do Grêmio.

Fonte: Bernardo Bercht/Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário