terça-feira, 30 de julho de 2013

Cidade de Nova Ramada consegue alfabetizar todas as crianças até 8 anos de idade

Única escola municipal de Nova Ramada é referência de ensino no estado. 
Aposta é em investimentos em infraestrutura e valorização dos professores.

   Foto: Reprodução

O município de Nova Ramada, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, se tornou exemplo de bons resultados na alfabetização. Com projetos extracurriculares, investimentos em infraestrutura e valorização dos professores, a única escola municipal já é referência de ensino em todo o estado.

Até o ano de 2022, o Brasil pretende alfabetizar todas as crianças até oito anos. Nova Ramada é uma das 90 cidades do país, entre mais de 5 mil, que cumprem essa meta e tem a chamada educação para o futuro.

Com pouco mais de dois mil habitantes, o município tem a economia baseada na agricultura. Para chegar no Centro de Nova Ramada, é preciso percorrer uma estrada de pouco mais de nove quilômetros de chão batido. Apesar de pouco desenvolvida, a cidade está entre as 10 do estado com os maiores índices de alfabetização.

O resultado da Prova Brasil, realizada em 2011 pelo Ministério da Educação, apontou que 80% dos alunos da escola municipal de Nova Ramada até o quinto ano aprenderam matemática e 84% têm os conhecimentos necessários de português. Desde o primeiro ano, os alunos têm aula de informática, reforço no turno inverso e acompanhamento pedagógico.

Investimento em educação faz de cidade no RS referência no ensino (Foto: Reprodução/RBS TV)
   Cidade é referência no ensino no estado
   (Foto: Reprodução/RBS TV)

"Nós aprendemos o som e as letras emendadas, depois outro som e letras emendadas. A professora é muito boa", disse a estudante Maria Eduarda Tolfo.

Entre os fatores que contribuem para o bom resultado, está a valorização dos professores. A escola tem 22 profissionais, todos com ensino superior. Mais da metade dos docentes tem pós-graduação. Além de receber o piso nacional, os professores contratados têm 60% da graduação pagos pelo município. A professora Catia Novo foi uma das educadoras que recebeu ajuda para pagar o curso de pedagogia.

"Acho que dá mais tranquilidade para quem faz o curso e contribui para a formação. É muito importante e a gente se sente como pessoa melhor e como profissional, consegue fazer um ótimo trabalho", disse a professora.

Para manter o alto índice de alfabetização, a escola investe muito em infraestrutura. Junto ao ginásio da instituição, existe um consultório odontológico, onde os alunos podem receber atendimento duas vezes por semana.

Todas as salas de aula são climatizadas. Além disso, os estudantes têm aulas de música duas vezes por semana. Os professores também estão preparados para atender os alunos com necessidades especiais nas turmas.

"Temos investimentos orçados e a preocupação fundamental com os anos iniciais é com a educação infantil. Nós pensamos que é a base do ensino", disse a secretária municipal de educação, Adriane Rubert.

Como a maioria dos alunos da escola mora na área rural, a prefeitura mantém nove ônibus escolares para o transporte dos estudantes. A instituição também organiza viagens de estudo em várias regiões do estado, todas pagas pelo município.

"Isso influencia os alunos a gostarem mais do estudo, porque tem bastante tecnologia, tem bastante coisa pra gente aprender", disse a estudante Kethlin Lima.

Fonte: Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário