IJUÍ
A matéria divulgada pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Ijuí na sexta-feira, 02 de setembro, que diz que a SMS atenderá somente mediante apresentação do título de eleitor gerou polêmica na Sessão da Câmara de segunda-feira, 05 de setembro.
O tema foi levantado pelo Vereador César Busnello do PSB que disse que “o SUS é universal e, portanto essa exigência deve ser coibida pelo Prefeito Ballin, o Ballin não pode aceitar isso, ele sabe que o SUS é universal, qualquer cidadão tem que ser atendido onde estiver. Qual é a garantia que a SMS que tem o título daqui e mora aqui? Isso não é uma garantia, é uma posição totalmente equivocada”, destacou.
O Vereador Marcos Barriquello do PDT, disse que o título de eleitor será necessário na Secretaria Municipal de Saúde para os exames especializados que não de obrigações do SUS, mas que são exames que o município compra via Cisa para moradores de Ijuí.
“É essa exigência, é o título para os encaminhamentos de exames especializados. O Secretário quer coibir que pessoas de outros municípios venham para Ijuí buscar estes exames. O que ser quer é coibir os gastos com pessoas dos outros municípios, sendo que a responsabilidade é dos municípios de onde estas pessoas são oriundas”, destaca.
O Vereador Darci Pretto do PDT, disse que é importante deixar claro o motivo da exigência do título de eleitor na SMS. “Se trata das consultas e exames especializados que serão cobrados o titulo de eleitor. E é com o título eleitoral que se sabe onde as pessoas residem”, comenta.
Daniel Perondi, Vereador do PMDB, questionou o motivo da exigência do título do eleitor. “Para que pedir título de eleitor para ser atendido na Secretaria Municipal de Saúde? O município tem obrigação de prestar o serviço. Sabe o que se chama isso? Compra de voto antecipado”, enfatizou.
Fonte: Maraísa Forgiarini / PORTAL IJUHY
Nenhum comentário:
Postar um comentário