terça-feira, 10 de outubro de 2017

Santo Augusto: Estudantes da ASUNI estão há quase dois anos sem recursos do Passe Livre

Prefeitura informa que demora é decorrente de processos burocráticos, mas que está buscando regularizar o programa.


Diante de um cenário de crise, os estudantes de Santo Augusto associados à ASUNI (Associação Santo-augustense dos Universitários de Ijuí) contam com o Passe Livre para minimizar os impactos que os gastos com transporte representam no orçamento, visto que, atualmente, uma viagem para Ijuí custa R$ 550,00 (R$ 25.000,00 por mês) valor que os cerca de 130 associados precisam desembolsar na íntegra. 

O Passe Livre cobriria em torno de 60% do montante, informou o presidente da ASUNI, Jonathan Janke, no entanto, os estudantes estão há quase dois anos sem receber o benefício – o último repasse foi referente ao 1º semestre de 2015. 

A Rádio Querência entrou em contato com a Prefeitura, para saber o que impede a execução do programa em Santo Augusto e fomos informados que a situação atual é resultado de um lento processo burocrático. 

Segundo informações da Chefe de Gabinete, Marlise Sperotto, “os recursos referentes ao 2º semestre de 2015 foram disponibilizados para o município ao final de 2016, e isso ocasionou uma demora com relação a quem era o responsável na época, para organizar toda a documentação comprobatória para o município poder pagar”. 

Aliado a isso, houve, em 2016/2017, a troca de gestão, quando então o servidor encarregado pelo programa não permaneceu no cargo. Com isso, foi necessária nova nomeação, que ocorreu em março, mas a efetivação como responsável pelo Passe Livre – com acesso ao sistema, só ocorreu no último mês de setembro. A responsável pelo setor será Camila Liberatto Schossler. 

Marlise salientou que “a partir de agora, será realizado o devido cadastro e efetivação do pagamento referente ao 2º semestre de 2015 – dinheiro que está nos cofres do município”. Depois disso, haverá prestação de contas, para só posterior a essas etapas, abrir-se novamente o edital, quando então os estudantes que utilizaram transporte no ano passado realizarão o cadastro, e aí sim, se o Estado liberar, os valores serão pagos. 

O presidente da ASUNI salienta que está reivindicando o que é direito dos estudantes, para isso, inclusive, acionou a Defensoria Publica e o Ministério Público. O programa é muito importante para os estudantes, alguns, deixaram de matricular-se em matérias, para poder pagar o valor do transporte, frisou o responsável pela ASUNI. 

Passe Livre 

O Passe Livre é um programa onde o Governo Estadual destina recursos financeiros para auxiliar estudantes com renda per capita de 1,5 salário mínimo e que residem em uma cidade e estudam em outra. Para ter direito ao benefício de duas passagens gratuitas por dia, os estudantes terão que comprovar frequência nas instituições de ensino. 


Postado por: Maira Kempf
Rádio Querência

Nenhum comentário:

Postar um comentário