domingo, 7 de julho de 2013

Polícia canadense diz que pode haver mais mortos em acidente de trem

Ao menos duas pessoas morreram quando vagão descarrilou em Quebéc.
Várias pessoas estão desaparecidas.

Bombeiros trabalham para apagar o fogo após o incêndio com um trem em Quebec, Canadá (Foto: Mathieu Belanger/Reuters)
   Bombeiros trabalham para apagar o fogo após o incêndio com um trem em Quebec, Canadá
   Foto: Mathieu Belanger/Reuters


O fogo continuou queimando mais de 24 horas após o acidente com um trem desgovernado levando petróleo no leste de Quebec, no Canadá, neste domingo (7), matando ao menos duas pessoas. A polícia disse que prevê o aumento no número de mortos.

As erupções fizeram com que moradores de Lac-Megantic convivessem com o calor intenso das enormes bolas de fogo e com o brilho vermelho que iluminou o céu da noite, segundo testemunhas. Chamas e fumaça preta ainda podiam ser vistas muito tempo após o vagão 73 do trem ter descarrilado.

Na cidade onde ocorreu o acidente,  2 mil pessoas - dos 6 mil habitantes - foram forçadas a deixar suas casas. Lac-Megantic fica cerca de 250 km leste de Montreal e 16 km oeste da fronteira do Maine.

Segundo o tenente Michel Brunet, da polícia de Quebec, "muitas" pessoas estariam desaparecidas.

O descarrilamento fez com que vários vagões-tanque explodissem no centro da cidade, uma popular área repleta de bares que muitas vezes agita-se nas noites de fim de semana de verão.

A polícia disse que a primeira explosão rasgou a cidade logo após 1h da manhã - horário local. O incêndio então se espalhou para várias casas.

"Quando você vê o centro de sua cidade quase destruído, você entende que nós estamos nos perguntando como vamos superar este evento," disse o prefeito Colette Roy-Laroche emocionado em uma entrevista coletiva televisionada.

Acredita-se que a causa do acidente foi um vagão desgovernado, disse o operador da ferrovia.

O presidente e CEO da Rail World Inc., empresa-mãe da Montreal, Maine & Atlantic Railway, disse que o trem havia sido estacionado na subida de Lac-Mégantic.

Fonte: Da Associated Press
G1 | MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário