quarta-feira, 20 de março de 2019

Especialista afirma que Deep Web não é a vilã dos crimes virtuais e problema está no mau uso por alguns usuários


Especialista afirma que Deep Web não é a vilã dos crimes virtuais e problema está no mau uso por alguns usuários
   Créditos: Reprodução/Internet

Os recentes ataques realizados pelo mundo e também no Brasil, em São Paulo, mostraram que a internet possui uma área escura onde atos ilegais são tramados e incentivados: a chamada Deep Web. O assunto não é novidade e lá são vendidos remédios, drogas e planejados até mesmo ataques virtuais de ódio ou de violência.

A Uirapuru conversou com o especialista em mídias digitais Alexandre de Mattos explicou sobre a Deep Web. Conforme ele, a Deep Web nada mais é que a própria internet, acessada com um tipo diferente de navegador e que leva o usuário a sites não encontrados no Google, por exemplo, e sem rastreamento das autoridades. Com isso, de forma anônima, qualquer um pode acessar conteúdo proibido, comprar produtos ilícitos e participar de grupos de discussões.

Mattos explicou ainda que é impossível controlar a Deep Web porque ela traz benefícios. A rede é 400 vezes maior que a internet comum que conhecemos a alcançamos. O especialista explicou que a Deep Web tem um grau de sigilo muito mais forte e assim é usada por governos, multinacionais e até universidades, porém, para o bem.

Para o especialista, o problema está no mau uso por alguns, que colocam sites oferecendo serviços ilegais ou disseminam o ódio aproveitando-se da impossibilidade de rastreamento.


Por Gabriel Nunes
Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário