terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Terremoto na Bolívia é sentido em Passo Fundo e assusta população


   Foto: ouvinte Rádio Uirapuru

Um terremoto ocorrido na Bolívia foi sentido no final da manhã de hoje (21) em Passo Fundo. Por volta das 11h30, diversos pontos da cidade registraram o tremor, especialmente prédios altos. Momentos antes, por volta das 11h10, um tremor muito forte, de 6,5 graus, foi registrado na Bolívia, o que pode ter sido a causa dos tremores em Passo Fundo. O tremor é considerado forte dentro da escala Richter, que vai até o 9.

Os Bombeiros receberam chamados do Hospital São Vicente de Paulo, que evacuou o setor de radiologia, além de chamados na Avenida General Netto, Petrópolis e outros locais.

Todos relataram que os prédios balançaram, o que causou pânico em algumas pessoas, porém sem registro de ferimentos. Momentos após os relatos, a equipe da Uirapuru foi às ruas e conversou com testemunhas.

No Hospital São Vicente de Paulo, o técnico em segurança do trabalho, Giovane Castenaro, explicou que a primeira medida foi evacuar a área pelas escadas de emergência, como manda o protocolo de emergência. Após a evacuação foi feita uma varredura dentro do prédio em busca de pessoas, mas ninguém se feriu ou teve problemas.

Na Galeria Mazzolene, na General Netto, diversas pessoas desceram de salas comerciais para o térreo, após sentirem a estrutura balançar. Na galeria não foi a primeira vez que algo assim ocorreu, onde segundo relatos de uma ouvinte, em terremotos ocorridos na Argentina a situação se repetiu. Para a ouvinte, este foi o tremor mais intenso já registrado no local, o que causou muito medo.

Conforme ela, a mesa balançou e foi possível notar como se estivesse dentro de um navio. Mesmo com diversos relatos e pedidos de ajuda aos Bombeiros, não houve até o momento registro de danos ou feridos.

Em entrevista na Uirapuru, o geólogo Luiz Paulo Fragomeni explicou que as ondas de tremor viajam pelo solo em diferentes sentidos e podem chegar de forma rápida e com intensidade suficiente para serem sentidas em prédios mais altos em algumas regiões de Passo Fundo.

Fragomeni explica que somente um terremoto próximo do Brasil poderia explicar o tremor sentido pelas pessoas. Outras fontes de tremores podem ocorrer, sendo pelo uso de explosivos ou mineração, o que não foi o caso de Passo Fundo. O geólogo destaca que o Brasil está em uma zona de difícil ocorrência de terremotos, mas próximo o bastante de áreas onde isso é mais comum, como no Chile e Bolívia.

Caso o terremoto na Bolívia fosse mais intenso, as ondas poderiam chegar a Passo Fundo causando até mesmo algum tipo de dano estrutural, como rachaduras em edificações, por exemplo.

   Foto: ouvinte Rádio Uirapuru


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário