Jogo com a temática rede de computadores foi
desenvolvido por Luiz Gustavo Feldmann e pode ser obtido gratuitamente na Play
Store
Aplicativo foi desenvolvido nas
férias do jovem
O
ex-aluno do Ensino Médio da SETREM Luiz Gustavo Feldman desenvolveu um jogo
para Android cuja temática é redes de computadores. O aplicativo (app) foi
criado durante as férias do jovem, acadêmico dos cursos de Engenharia Mecânica
na Puc-RS e Engenharia Elétrica na UFRGS, que aproveitou o tempo livre para
exercitar a programação. O jogo "HACK()”pode ser obtido gratuitamente na
Play Store, onde há também um vídeo que mostra um pouco da mecânica do
aplicativo.
A
inspiração veio quando Feldmann estava jogando o Mankind Divided, onde o
protagonista é uma espécie de espião que frequentemente precisa passar uma
porta trancada e, para isso, se vale do hacking. Foi aí que ele percebeu que
aquele mecanismo daria por si só um excelente jogo para smartphones e
aproveitou a oportunidade para criar seu próprio aplicativo.
Feldamnn
conta que o título do jogo "HACK()”, que pode parecer um tanto estranho, é
uma referência às linguagens de programação que costumam invocar suas funções
com parênteses e terminam um comando com o ponto-e-vírgula. "O
desenvolvimento envolveu criação de texturas, imagens, modelagem em 3D e
programação, é claro. O único conteúdo que não foi desenvolvido especificamente
para o jogo foi a trilha sonora, que veio do YouTube”, explica.
A
escolha do Android para receber o jogo se deu pelo menor investimento
necessário para desenvolver esse sistema, que é uma taxa única de 25 dólares.
Em comparação, segundo Feldmann, para se desenvolver um aplicativo para iPhone
é necessário desembolsar 99 dólares anuais para se tornar um membro do programa
de desenvolvedores.
O jogo
Nele o
jogador assume o papel de um hacker,
e deve acessar o registro passando pelos diretórios e dispositivos do sistema
sem ser detectado pelo firewall.
O jogador pode capturar os "nós” da rede e depois fortificá-los para melhor
defendê-los do firewall, caso seja detectado, ou executar várias outras ações
dependendo de sua estratégia e dos recursos que acumulou durante seu progresso
pelo jogo.
É um jogo de estratégia - pois se deve analisar e seguir o
caminho mais vulnerável – e também de velocidade, pois se houver a detecção, o
jogador terá poucos segundos para terminar o nível. Em geral uma partida não
durará mais de um minuto e meio. "O jogador certamente não vai se cansar
do jogo já que nunca precisará repetir um nível. Jogando no modo aleatório, os
níveis são gerados pelo próprio smartphone usando algoritmos especiais e nunca
repetem”, destaca.
Seu inventor conta que também foi incluído um sistema de
progressão, ou seja, o jogador pode ganhar pontos de experiência e trocá-los
por melhorias em suas habilidades para facilitar os níveis. Também, de acordo
com Feldmann, é possível acumular recursos para a mesma finalidade, tal como o
comando STOP! que dá ao jogador alguns segundos adicionais.
Embora
a temática do jogo seja redes de computadores, não é necessário nenhum
conhecimento sobre o assunto para jogar. Ele foi certificado na categoria L
(livre), ou seja, é indicado para todas as idades.
Fonte:
Portal SETREM
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